As articulações do Sistema OCB por um Plano Safra mais robusto para impulsionar a agropecuária brasileira continuam. Lideranças de cooperativas do ramo agro e crédito de todo o país participaram de uma reunião com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, a fim de reforçar os pleitos do sistema cooperativista em relação ao Plano referente ao período de 2023 e 2024, com previsão de lançamento no final do mês de junho.
O encontro, virtual, foi conduzido pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Entre as mais de 350 lideranças presentes na reunião, destaque para a participação de cooperativas mineiras de todas as regiões do Estado.
O objetivo da iniciativa é fazer com que seja lançado um Plano Safra mais robusto, de forma a impulsionar e fortalecer o agronegócio brasileiro. Para tal, foi realizada uma apresentação ao ministro sobre os principais pontos de reivindicação do sistema cooperativista, como: necessidade de um montante mínimo (R$ 410 bilhões); taxas de juros abaixo dos dois dígitos, entre outros.
“Somos responsáveis por 53% da originação agrícola e pela distribuição de 64% dos insumos para a agricultura. Nosso movimento gera mais que desenvolvimento econômico, gera prosperidade. Então, precisamos de um plano que dê condições para nossos negócios fluírem. Estamos crescendo e a política agrícola é fundamental nesse sentido”, disse Lopes.
Além disso, foram pauta da reunião os desafios das cooperativas agropecuárias na armazenagem, necessitando de linhas de crédito específicas e com maiores prazos, e a importância das cooperativas financeiras para repasse dos recursos.
Por sua vez, o ministro destacou que o Plano Safra 2023/2024 será baseado na Agricultura de Baixo Carbono, em que as cooperativas se destacam por praticar uma agricultura sustentável.
Leia a cobertura completa da reunião clicando aqui.