Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas mineiras podem enviar até 31 de março dados para produção do Anuário

24/01/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

As cooperativas mineiras têm até o dia 31 de março para encaminhar dados para a pesquisa do 18º Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro – edição de 2023. Criado em 2006, o estudo traça um Raio X do segmento no Estado, reunindo informações sobre movimentação financeira, participação no PIB mineiro, quadro social e funcional, exportações, entre outros indicadores.

Quem quiser conhecer melhor a publicação, pode acessar o 17º anuário de 2021 disponível no portal do Sistema Ocemg. Nele é possível comprovar a importância do setor cooperativista para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Minas, conforme o último estudo, soma 2,4 milhões de cooperados, além de 51 mil empregados em 800 cooperativas, com uma movimentação econômica de R$ 93,5 bilhões. O segmento é responsável por 11,6% do PIB estadual.

A participação das cooperativas com o preenchimento e o envio dos dados para o 18º Anuário é de grande relevância, uma vez que o estudo, além de retratar o desempenho e a força transformadora do setor, serve como uma bússola para o desenvolvimento de novas estratégias e ações para o segmento.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, lembra que o estudo é a principal referência sobre o cooperativismo em Minas, sendo base para pesquisas e proposição de iniciativas, cursos e programas, pela entidade, com intuito de promover o desenvolvimento das cooperativas. “E isso só é possível com a participação de cada cooperativa do Estado”, destaca.

Para preencher e encaminhar dados para a consolidação do estudo, basta acessar o Sistema de Informação Gerencial (SIG), clicando aqui. Tenha em mãos a matrícula, que é o número do registro da cooperativa no Sistema Ocemg, e a mesma senha usada no ano passado. Caso seja o primeiro acesso ou se houver dúvida, a instituição deve entrar em contato com o Sistema Ocemg para obter login e senha. As informações serão utilizadas também para a atualização de dados do aplicativo Cooperativismo em Minas. Vale lembrar que não há custo para a adesão das cooperativas.

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (31) 3025 7138 ou (31) 997 903 959.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg