A comunicação face a face vem sendo adaptada para a comunicação virtual em função do isolamento social ocasionado pela Covid-19. Para otimizar as ações e manter o calendário de atividades, o Sistema Ocemg, desde o mês de abril, está realizando visitas técnicas online com as cooperativas mineiras.
Até o momento, 16 visitas já foram concluídas em cooperativas e 11 estão agendadas. Até o retorno das visitas in loco existe, a possibilidade de novos agendamentos com mais cooperativas.
As visitas virtuais seguem basicamente o padrão das presenciais. No entanto, dois formatos têm sido contemplados: dois dias, ao longo de quatro horas; ou de quatro dias, divididos em encontros de duas horas, sendo que as próprias cooperativas definem o formato que melhor atende à demanda delas.
Na prática, os analistas da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento do Sistema Ocemg, entram em contato telefônico com as cooperativas fazendo o convite, após o aceite, são enviados para os participantes os links das reuniões, que são feitas utilizando a plataforma de videoconferências StarLeaf.
O projeto-piloto das visitas online está sendo realizado com os participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), com isso, o objetivo dos encontros fica em torno de orientações do preenchimento adequado da ferramenta ou, no caso daquelas que possuem um maior grau de maturidade, são discutidos planos de melhorias para gestão e governança.
Segundo o analista Fabrício Figueiredo, os feedbacks das cooperativas tem sido bastante positivos, e foram identificados poucos desafios na realização das visitas virtuais. Para ele, a percepção é de que esta é uma metodologia que veio para ficar e será agregada com as visitas presenciais que serão retomadas após a pandemia. Os demais programas serão contemplados de maneira virtual em um próximo momento.