Com projetos inovadores e apoio do Sistema Ocemg, entidades garantem acesso a recursos para investimentos
As cooperativas mineiras Coopmetro, Coocafé, Unicafes MG e Sicoob Credicom foram aprovadas na terceira rodada da Chamada Fapemig-Sede nº 08/2024 — Compete Minas, destacando-se entre as 65 propostas selecionadas. A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), visa fortalecer a inovação no setor produtivo. As cooperativas aprovadas demonstram a força do cooperativismo mineiro em áreas estratégicas como Ciências Exatas, Engenharias, Agricultura e Ciências Biológicas.
Desde fevereiro deste ano, o Sistema Ocemg tem atuado de forma estratégica para auxiliar as cooperativas mineiras a aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo Programa Compete Minas. Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), a entidade promoveu uma reunião entre cooperativas e especialistas para esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição e os benefícios do programa.
“Trata-se de um programa que se alinha perfeitamente às nossas diretrizes de desenvolvimento sustentável, com foco na inovação, pesquisa e no fortalecimento das cooperativas”, analisa o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Estamos orgulhosos de ver as cooperativas mineiras como protagonistas em iniciativas que estimulam o crescimento e a modernização do setor produtivo”.
Conheça o Compete
O Compete Minas incentiva a competitividade das empresas e o desenvolvimento econômico do Estado. Na Linha Empresas, Cooperativas e Startups, o programa apoia organizações que buscam inovar por meio de projetos próprios. O Compete Minas chega à terceira rodada com 65 projetos aprovados, em um total de mais de R$ 20 milhões em recursos financeiros solicitados, volume 80% maior que na edição anterior.
O perfil das organizações aprovadas na nova etapa revela que a maioria, 82%, é composta por microempresas, pequenas empresas e startups; enquanto 14% são médias empresas e cooperativas. Os projetos selecionados estão distribuídos por várias regiões de Minas Gerais, como Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Sul de Minas. Esse resultado demonstra o impacto do programa em fomentar a inovação em diversos setores.
Após a seleção, os contratos serão formalizados com a Fapemig para que possam começar a ser implementados ainda este ano. Os projetos que não foram aprovados ainda têm possibilidade de reavaliação, permitindo que mais organizações busquem participar da iniciativa.