Premiação reconhece práticas sustentáveis do cooperativismo em Minas
Duas cooperativas mineiras foram destaques no Prêmio Fazenda Sustentável 2024, promovido pela revista Globo Rural: a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer) e a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), respectivamente.
A Fazenda Três Meninas, cooperada da monteCCer, foi a grande vencedora da categoria “Pequena Propriedade”, destacando-se pelo modelo de empreendedorismo sustentável, baseado em ideias e práticas regenerativas. Já a Fazenda Recanto, de cooperada da Expocacer, conquistou o 1º lugar na categoria “Média Propriedade”, sendo reconhecida pelas práticas inovadoras e pela economia circular, um marco na cafeicultura regional.
“Ver as cooperativas mineiras reconhecidas em uma premiação tão prestigiada é motivo de grande orgulho para o Sistema Ocemg, pois evidencia o protagonismo de Minas Gerais no agronegócio brasileiro”, destaca Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. “Essa conquista reforça o compromisso das nossas cooperativas em inovar e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de suas regiões preocupando-se com as práticas sustentáveis.”
O Prêmio Fazenda Sustentável, que completa oito anos em 2024, é uma das principais iniciativas de valorização das propriedades rurais no Brasil, reconhecendo o esforço de instituições como as cooperativas mineiras em promover a sustentabilidade. Com a participação de 90 fazendas de 15 Estados, o prêmio também eleva a visibilidade dessas cooperativas, colocando o trabalho das unidades mineiras em evidência.
Destaque para o Cerrado Mineiro
As duas cooperativas que tiveram seus cooperados premiados pela revista Globo Rural pertencem ao Cerrado Mineiro, região conhecida por produzir cafés com identidade e alta qualidade, resultantes da combinação do clima, solo, relevo e altitude.
A Expocacer, com unidades em Patrocínio e Patos de Minas, é responsável pela comercialização de mais de 1 milhão de sacas de café por ano, exportando para mais de 30 países ao redor do mundo. Desde 1993, a região é reconhecida com denominação de origem, garantindo a autenticidade e qualidade dos cafés produzidos. “Essa premiação demonstra o comprometimento dos nossos cooperados com práticas sustentáveis e com o desenvolvimento contínuo da cafeicultura na região”, festeja Simão Pedro de Lima, diretor presidente executivo da cooperativa. “Essa é uma conquista que reflete o trabalho coletivo da Expocacer em buscar sempre as melhores oportunidades para nossos produtores.”
Para Claudio Nasser, cooperado da Expocacer e responsável pela Fazenda Recanto, este reconhecimento foi a coração de anos de dedicação a investimentos em boas práticas ESG. “Para nós, sustentabilidade é garantir que o que construímos hoje estará disponível para as futuras gerações. Na Fazenda Recanto, incorporamos todos os resíduos da suinocultura ao ciclo produtivo, transformando-os em biogás e biofertilizantes, o que fortalece nossas práticas e o compromisso com o meio ambiente”, destacou Nasser.
Com mais de 100 produtores e 150 fazendas cooperadas, a monteCCer integra o Sistema Região do Cerrado Mineiro e se destaca pela capacidade de rebeneficiar 1.500 sacas de café por dia. A cooperativa comercializa cerca de 400 mil sacas anualmente, consolidando sua importância no mercado. “O reconhecimento no Prêmio Fazenda Sustentável é resultado de um trabalho contínuo voltado para práticas que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a produção”, afirmou Francisco Sérgio de Assis, presidente da cooperativa. “Com projetos como o viveiro de mudas nativas e a certificação de fazendas com carbono neutro, a monteCCer reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, essencial para garantir o futuro da nossa atividade.”
Cooperada da monteCCer e responsável pela Fazenda Três Meninas, Paula Curiacos destacou a importância da premiação para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo na região. “Esse reconhecimento em âmbito nacional coroa a consistência das nossas práticas e o nosso compromisso com a cafeicultura do Cerrado Mineiro e do Brasil. A premiação reflete o esforço de muitos, e dedicamos também esse prêmio a todos que estiveram direta e indiretamente conosco nessa jornada”, conclui.