O Cooperativismo mineiro movimenta cerca de R$ 53,6 bilhões ao ano, o que corresponde a 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Ao todo, as 770 cooperativas atuantes em Minas Gerais empregam mais de 43 mil pessoas e reúnem 1,74 milhão de cooperados. Esses e todos os dados sobre o segmento estão no Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo, organizado e lançado anualmente pelo Sistema Ocemg.
Para manter atualizada esta que é uma das principais fontes de pesquisas do setor no Estado, a organização iniciará, em 2 de janeiro a coleta de dados junto às cooperativas. O prazo para enviar as informações finda em 30 de março. Na edição anterior, mais de 500 cooperativas participaram, contribuindo para que a publicação faça uma verdadeira radiografia do cooperativismo em Minas.
Para enviar os dados a cooperativa deve acessar um questionário digital, que será disponibilizado no Sistema de Informação Gerencial (SIG). Após acessar a página, é preciso entrar no Menu Cooperativa, clicar em Anuário e, então, fazer o preenchimento. Estar com os números de registro e senha da cooperativa em mãos facilita e agiliza o processo.
O lançamento do Anuário está previsto para julho de 2020.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3025-7138.