Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas se destacam como excelentes lugares para trabalhar

27/06/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O cooperativismo no Brasil tem se mostrado um modelo de negócio transformador, destacando-se pelo trabalho digno e pela geração de empregos. Atualmente, mais de 493 mil trabalhadores no país são empregados diretos de cooperativas, que destinaram cerca de R$ 18 bilhões para o pagamento de salários e benefícios trabalhistas em 2021.

O setor apresenta ainda uma força de trabalho equilibrada em termos de gênero, com 49% de mulheres e 51% de homens empregados, sendo que o percentual de mulheres cresceu 14% em apenas um ano. Em Minas Gerais, são quase 51 mil empregos gerados, sendo 26.900, mais da metade, ocupados por mulheres, segundo dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro.

Sem falar do cooperativismo de plataforma, que tem se destacado como uma tendência no mundo do trabalho, permitindo que os prestadores de serviços sejam os donos do negócio e sigam princípios cooperativistas. Ao contrário das plataformas comerciais convencionais, as cooperativas de plataforma proporcionam remuneração justa, transparência, reconhecimento dos colaboradores, trabalho colaborativo, proteção e benefícios, além de respeito ao direito de desconexão. Essas cooperativas estão presentes em vários setores, como entregas, saúde, comunicação e consultoria jurídica.

Existem cerca de 300 cooperativas de plataforma em funcionamento em todo o mundo, e no Brasil, iniciativas como a Señoritas Courier e a Pay on Demand (PODD) estão surgindo como exemplos desse modelo de negócio. O Consórcio para o Cooperativismo de Plataforma apoia e promove esse modelo por meio de pesquisas, capacitações, consultoria legal e suporte técnico. As cooperativas de plataforma também têm o compromisso de apoiar o desenvolvimento das comunidades onde estão situadas, promovendo a sustentabilidade do modelo de negócios.

As cooperativas são reconhecidas como excelentes lugares para se trabalhar e são frequentemente incluídas em rankings de melhores empresas. No setor financeiro, por exemplo, quase 20% das melhores empresas para se trabalhar são cooperativas. Elas valorizam a inovação, a coragem de pensar e fazer diferente e oferecem oportunidades de desenvolvimento de carreira. Portanto, para aqueles que acreditam em um mundo mais justo e equilibrado, as cooperativas podem ser uma opção atraente para o trabalho.

(Com informações do Sistema OCB)

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg