Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas têm até o final deste mês para se inscrever no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

15/06/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O prazo para inscrições para participar do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão termina em 30 de junho. Até a data, as cooperativas que têm interesse em participar do certame devem estar com o questionário do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), ciclo 2021, preenchido.

Este ano, o Sistema OCB traz novidades para o prêmio e para o PDGC, com a inovação do sistema do programa, visando maior agilidade e facilidade de entendimento pelos usuários, além de proporcionar uma integração do PDGC com demais plataformas oferecidas pela Unidade Estadual. Outras novidades são a possibilidade de autoavaliação de forma coletiva na cooperativa; as Centrais e Federações poderem realizar a gestão de forma sistêmica de duas singulares, mediante autorização; e o acesso ao novo serviço da OCB de Diagnóstico Assistido, com orientação de práticas e evidências entre os responsáveis pelo processo na cooperativa.

Para o Prêmio, cujas inscrições devem ser feitas pelas cooperativas já no novo sistema do PDGC, as novidades serão as visitas totalmente virtuais, possibilitando que mais organizações sejam visitadas. Outra nova abordagem é a concessão do Selo de Excelência para as cooperativas que obtiverem o índice mínimo definido pela Banca Julgadora, certificando as que foram avaliadas e possuem processos de excelência. Por fim, a OCB preparou ainda o Destaque Busca pela Excelência, em que serão escolhidas cooperativas das cinco regiões do Brasil, que ainda não foram reconhecidas, para receberem menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão e governança.

Para a gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Vitória Drumond, “é muito importante a participação das cooperativas de Minas na premiação, que, este ano, vai acontecer em formato online. Além de ter a experiência de integrar o prêmio, caso a cooperativa seja selecionada, ela receberá a visita virtual do avaliador, o que é muito relevante para ajudá-la a consolidar seus processos de gestão”.

Ela complementa que, desde o início do prêmio, Minas é o Estado que mais contou com cooperativas premiadas no certame, o que reforça a relevância da participação das representantes mineiras na premiação.  Na última edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, das 56 cooperativas vencedoras, 28 eram mineiras, o equivalente a 50% dos prêmios.

A cerimônia de entrega do Prêmio está prevista para ocorrer em dezembro deste ano, após todas as etapas de avaliação, visitas, análise das evidências e apreciação qualitativa do Relatório de Autoavaliação para criação do ranking por categorias e níveis de maturidade.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg