Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo de crédito é abordado em evento do Sistema Fiemg

09/11/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Durante o Imersão da Indústria, representantes do Sicoob mostraram as possibilidades de financiamento para o setor industrial.

 

O cooperativismo foi um dos destaques na  Imersão da Indústria 2023, realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte. Promovido pela Fiemg, o evento é referência para a indústria mineira e traz discussões que influenciam o setor produtivo, com a proposta de estabelecer conexões, compartilhar conhecimentos, experiências e estimular parcerias.

Com o tema central “Gestão e competitividade no seu negócio”, foram realizados debates sobre temáticas estratégicas, entre elas, negociação coletiva, energia, meio ambiente e impactos tributários, economia voltada para os negócios, ESG, inteligência artificial, gestão e liderança.

O painel “O Cooperativismo de Crédito e as Oportunidades de Financiamento do Sicoob” aconteceu no dia 24. Mediado por Geraldo Magela, assessor Institucional do Sistema Ocemg, teve como palestrantes Elson Rocha Justino, diretor Executivo do Sicoob Crediminas e Bruno Henrique Morais Fraga, superintendente de Negócios do Sicoob Credifiemg.

O superintendente da cooperativa de crédito esclareceu que o painel foi um momento de difusão da cultura cooperativista para a indústria. “Apresentamos oportunidades de crédito às empresas em um ambiente em que os grandes players têm restringido as ofertas, além de aumentarem suas taxas, mesmo em cenário de queda da taxa selic”.

Bruno contou ainda que foi possível evidenciar o propósito do Sicoob de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. “Como palestrante, foi uma honra compartilhar o palco com dois ícones do cooperativismo, o Elson e o Geraldo Magela, o que fortalece a presença e as vantagens do cooperativismo na economia”, destacou.

Geraldo Magela, mediador do painel, representando o Sistema Ocemg, comentou sobre a atuação do ramo na indústria. “Foi um momento muito interessante, pois percebemos a dimensão do cooperativismo de crédito no Brasil e em Minas Gerais. Mostrou o trabalho que o Sicoob Credifiemg está desenvolvendo para levar o cooperativismo, principalmente, para as micro e pequenas empresas do setor da indústria”, elogiou.

Raio-X do cooperativismo de crédito em Minas Gerais

Além de oferecer soluções financeiras, as cooperativas de crédito representam uma escolha justa e sustentável, fazendo parte da vida de 15,5 milhões de cooperados brasileiros. Em Minas Gerais, 184 cooperativas de crédito atendem a 2,3 milhões de cooperados e geram mais de 16,4 mil empregos diretos. De acordo com o Anuário do Cooperativismo Mineiro, as cooperativas de crédito estão presentes em 77,6% dos municípios mineiros, com 1.592 postos de atendimento.

Nos últimos cinco anos, o cooperativismo de crédito no Estado registrou um crescimento de 69,2% no número de cooperados e 43,2% no número de empregados.

O principal objetivo das cooperativas de crédito é promover a prosperidade e esses números se traduzem em benefícios diretos para os cooperados. Nas cooperativas de crédito, as pessoas se unem e, independentemente do aporte inicial, são tratadas de forma igualitária. Como sócios e proprietários do negócio, os cooperados têm direito a participar dos resultados financeiros de acordo com as operações realizadas com a cooperativa.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg