Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo de saúde brasileiro é o maior do mundo

18/10/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

No Dia do Médico, categoria comemora resultados do setor

Um dos ramos do cooperativismo que mais cresce no Brasil e em Minas Gerais, as cooperativas de saúde estão fazendo bem-feito o trabalho de cuidar do bem-estar e da saúde de milhões de brasileiros, garantindo a qualidade dos serviços e ainda contribuindo para desenvolver a economia. Nos últimos cinco anos, a movimentação financeira do setor cresceu 32% em Minas, alcançando a marca de R$ 12,9 bilhões, junto com a geração de empregos, que subiu 19%. Hoje, as 120 cooperativas da área respondem por 15,5 mil postos de trabalho e reúnem 51,5 mil cooperados no Estado, segundo dados do Anuário do Cooperativismo Mineiro 2023, elaborado pelo Sistema Ocemg.

“Juntos somos maiores e melhores. Ser cooperado de uma cooperativa de saúde, além de dar visibilidade aos profissionais, amplia o mercado de trabalho”, informa Cáthia Rabelo, presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom).

Em Minas, o cooperativismo de saúde tem ainda um diferencial, que é a intercooperação com outros ramos de atividade, como o crédito. O Sicoob Credicom, por exemplo, é a maior cooperativa financeira da área de saúde do país e foi criada exclusivamente para atender aos profissionais do ramo. Hoje, conta com 84 mil cooperados no Estado. “Essa integração e esse trabalho em rede representa um avanço do cooperativismo mineiro, que está sempre à frente nas iniciativas que impulsionam o desenvolvimento do nosso modelo de negócios”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

As cooperativas de saúde promovem a união da categoria e atendem grande parte da população mineira, incluindo serviços médicos, hospitalares, odontológicos e de assistência à saúde. Parte desse desempenho vem do sistema  Unimed, que coloca o Brasil na dianteira do cooperativismo de saúde mundial. “Somos cooperativas de trabalho médico e nosso objetivo é levar assistência de qualidade aos clientes, mas também gerar oportunidades de trabalho e renda para os cooperados, prezando pela nossa sustentabilidade”, garante o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.

Ele lembra que a Unimed no Brasil, composta por 340 cooperativas singulares, incluindo a Unimed-BH, forma o maior sistema cooperativista do segmento da saúde no mundo. E explica o porquê: “Na Unimed-BH, contamos hoje com mais de 1,5 milhão de clientes, cerca de 5.200 médicos cooperados de diversas especialidades e uma rede assistencial própria e credenciada com mais de 300 prestadores. Por meio da nossa atuação, contribuímos para ampliar as oportunidades de acesso à saúde, investimos na nossa comunidade, promovemos a geração de emprego e renda e a transformação social, realizamos ações que contribuem para a proteção do meio ambiente e disseminamos conhecimento e informação de qualidade”, salienta.

Entre os destaques da Unimed, segundo Peret, está o cuidado com o relacionamento com clientes, cooperados e colaboradores, além do olhar ampliado para a sociedade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. “Agimos de forma integrada e temos consciência do tamanho da nossa responsabilidade e do nosso potencial de impulsionar a evolução no nosso mercado e o fortalecimento do cooperativismo.”

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg