Foram muitos os desafios trazidos pela pandemia em todos os setores, principalmente na saúde. E mesmo diante das dificuldades, o cooperativismo continuou a mostrar ao Brasil resiliência, resultado e profissionalismo. Exemplo disso foi o desempenho das cooperativas operadoras de planos de saúde no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), ano-base 2020.
Para o ano-base em análise, foram avaliados 32 indicadores, definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. No total, 920 operadoras cumpriram os requisitos para serem avaliadas pelo programa, sendo 681 do segmento Médico-Hospitalar e 239 do segmento odontológico.
No ranking das dez operadoras médico-hospitalares mais bem avaliadas, domínio quase absoluto das Unimeds, com nove cooperativas médicas na lista:
2º Central Nacional Unimed
3º Unimed Pato Branco (PR)
4º Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana (SP)
5º Unimed – Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo (RS)
6º Unimed Costa Oeste (PR)
7º Unimed Inconfidentes (MG)
8º Unimed de Ribeirão Preto (SP)
9º Unimed Belo Horizonte (MG)
10º Unimed Apucarana (PR)
O Sistema Uniodonto também fez bonito, colocou sete cooperativas na lista das dez operadoras do segmento odontológico com melhores desempenhos no IDSS.
Para acessar a página do Programa de Qualificação de Operadoras, é só clicar aqui.
Resultado das operadoras acreditadas
A ANS também divulgou o ranking considerando as operadoras acreditadas. Ainda que eventualmente o desempenho de uma operadora acreditada esteja relacionado ao bônus recebido na forma de pontuação extra, avaliando-se o IDSS médio, ponderado com a exclusão da pontuação extra de acreditação, conclui-se que, de modo geral, as operadoras acreditadas obtiveram melhor desempenho do que as que não passaram por processos de acreditação.
Além disso, todas as 75 operadoras com certificado de acreditação no ano-base 2020 ficaram na faixa 1 do IDSS (desempenho entre 0,8 e 1), na qual apenas 158 operadoras médico-hospitalares se situam, o que reforça ainda mais a sinergia entre o Programa de Qualificação de Operadoras e o Programa de Acreditação de Operadoras.
Nesse ranking, o cooperativismo Unimed é absolutamente dominante: das 31 operadoras atualmente acreditadas, apenas 5 não são do Sistema Unimed. Um orgulho e uma satisfação em dobro, pois o Sescoop tem apoiado, desde 2015, o processo de qualificação e ajustes necessários de Unimeds para o processo de acreditação, por meio do Programa Qualifica Unimed. Para saber mais, clique aqui.
Fonte: Sistema OCB