Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo mineiro bate recorde e arrecada mais de 12 toneladas de alimentos na 11° Corrida da Cooperação

01/08/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Belo Horizonte foi palco do evento, que estimula o cuidado com a saúde e fortalece o bem-estar, a inclusão e o suporte social

 

Mais de 6 mil atletas participaram de uma iniciativa social, organizada pelo Sistema Ocemg. Mais de 12 toneladas de alimentos foram arrecadadas na 11ª edição da Corrida da Cooperação, realizada na Pampulha. A competição chama a atenção para as ações do Sistema Ocemg pautadas pelo sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade, alinhado à saúde e ao bem-estar da população. 

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, esteve presente no evento e ressaltou a importância do esporte como exemplo para a sociedade. Ele também expressou a satisfação com o crescente prestígio da corrida. “Ficamos extremamente jubilosos, pois prevíamos 5 mil pessoas e, devido à grande adesão, o número foi ainda maior”, comemorou. 

Assim como nos anos anteriores, o principal objetivo da 11° edição da Corrida da Cooperação foi aproximar o povo mineiro da cultura do cooperativismo. E que maneira melhor de fazer isso do que compartilhando resultados? Como? Doando todos os alimentos arrecadados com as inscrições para 14 instituições de assistência social de Belo Horizonte. Juntas, essas entidades beneficiam um número significativo de pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre elas, a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que recebeu cerca de uma tonelada de alimentos. 

“É uma gratidão ter o Sistema Ocemg como parceiro tão expressivo”, elogia a presidente do corpo de voluntários da AMR, Bernadette Mendes. “Essas doações, que recebemos desde 2017, são cruciais para continuarmos promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência física e em situação de vulnerabilidade social”, destaca. 

Um dos medalhistas da competição, Ivamar de Oliveira, celebrou a vitória e parabenizou a organização do evento. 

“É a minha sexta vez na corrida da cooperação, e, para mim, é uma corrida muito especial. Sempre faz parte do meu calendário. A organização do Sistema Ocemg está de parabéns. No próximo ano, pretendo estar no primeiro lugar mais uma vez”, declarou Ivamar de Oliveira, vencedor da corrida na categoria 10 km de distância.

A assistente social Cristiane Maria também elogiou o evento — que já é considerado uma das principais corridas de rua da capital mineira. “Participo da corrida da cooperação desde 2017, e para mim, a corrida significa muito mais do que apenas bem-estar. Como assistente social, trabalho diretamente com o público atendido pelas cooperativas, e estar presente na corrida da cooperação é um incentivo a esse movimento”, declarou.

 

COOPS ENGAJADAS

As cooperativas mineiras também fazem questão de se engajar na Corrida da Cooperação. A Sicoob Coopemg — cooperativa segmentada de Segurança Pública, Educação e Forças  Armadas —participa do evento desde sua primeira edição, realizada em 2012.

“Nossa cooperativa trabalha alinhada com o princípio da intercooperação. Por isso, fazemos questão de estar ao lado do Sistema Ocemg nessa corrida”, explica o presidente da cooperativa, Luis Rodrigues Rosa, que também é capitão da Polícia Militar.

Outra coop com participação de destaque este ano foi a Cooperativa de Manutenção de Aeronaves (Coopresa), que há dois anos estimula a inscrição de seus cooperados no evento. 

 “Sempre que vemos a possibilidade de participar de um evento com muitas pessoas, realizo o máximo de esforços para trazer o maior número de cooperados possível. Este ano, 40 de nossos cooperados participaram do evento”, declarou Lívia Maria Duarte, presidente da Coopresa.
A estimativa do Sistema Ocemg é que mais de 20 cooperativas tenham participado do evento.

 

INCLUSÃO E INCENTIVO AO ESPORTE
Neste ano, a Corrida da Cooperação mostrou que a prática esportiva não apenas beneficia a saúde e o bem-estar da população, mas também desperta o sentimento de inclusão e superação através do esporte. Por isso, o Sistema Ocemg faz questão de estimular a participação de pessoas com deficiência (PCD) no evento. 

“O Sistema Ocemg estimula a inclusão de atletas com deficiência”, elogia a educadora física do projeto Viva Esporte, da prefeitura de Betim, Aline Drumond. Ela participou da corrida pela terceira vez acompanhada de seus 30 alunos, todos eles pessoas com deficiência. 

“Ao correr junto com as outras pessoas,  eles se sentiram aceitos, inclusos e capazes. As famílias também sempre apoiam, e os responsáveis acabam participando também”, comemora.

Aline destaca que a participação de seus alunos só foi possível graças à iniciativa do Sistema Ocemg, que ofereceu isenção de inscrição ao projeto, permitindo que mais pessoas pudessem vivenciar essa experiência.

Outro projeto de inclusão que esteve presente na Corrida da Cooperação foi o Corre pra ver, criado para incluir pessoas com deficiência visual em eventos como esse.  Nesta edição, pela primeira vez, esse grupo participou de todo o trajeto, ao lado de seus atletas guias.

 

MEDALHISTAS DE OURO

Os campeões da Corrida da Cooperação foram consagrados em uma cerimônia de premiação. Conheça a lista de vencedores, por categoria, a seguir:

Categoria 5km feminina: 

Juliane Maria Rocha 

Categoria 5km masculino:

Guilherme Amaral (professor guia do projeto Corre pra ver)

Categoria 10km feminino:

Fidelância Xavier de Oliveira 

Categoria 10km masculino:

Ivamar de Oliveira

 

Veja fotos do evento clicando aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg