Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo mineiro fortalece a empregabilidade do Estado

29/04/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Coops empregam diretamente mais de 54 mil pessoas. Os ramos agropecuário, crédito e saúde concentram 93,6% dos postos de trabalho

 

No dia 1º de maio, data que marca o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, o mundo celebra a importância do trabalho justo e digno, reconhecendo também a importância da luta pelos direitos trabalhistas ao longo da história. O cooperativismo, conhecido pela promoção da solidariedade e equidade, é essencial nesse contexto, sendo uma relevante fonte de geração de emprego e renda, além de ser uma ferramenta estratégica no fortalecimento de uma economia mais sustentável.

O coop mineiro emprega diretamente mais de 54 mil trabalhadores, sendo que 93,6% estão concentrados nos ramos agropecuário, de crédito e saúde. Observa-se uma distribuição cada vez mais equitativa de empregos nesse setor. Em contraste com o mercado geral, as cooperativas empregam 53,6% de mulheres e 46,4% de homens, conforme dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro.

De acordo com o levantamento, o salário médio dos empregados em cooperativas de Minas Gerais é de R$ 3.197,50. Em 2022, esse valor foi 16% superior à remuneração média do setor privado do Estado, que corresponde a R$ 2.754. O ramo cooperativista se destaca ainda pela escolaridade de seus funcionários. Segundo o anuário, 42,1% dos trabalhadores das cooperativas possuem ensino superior completo, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Quanto aos dirigentes, esse número aumenta para 65,1%.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o cooperativismo está em constante fortalecimento, mostrando que quem coopera colhe os frutos de um trabalho feito com base na união. “O setor continua em ascensão e está acolhendo um número cada vez maior de pessoas. Quase 40% da população de Minas Gerais está envolvida, de alguma forma, com o cooperativismo, fator que nos deixa muito orgulhosos. A realidade cooperativista é distinta, sustentável e, atualmente, desempenha um papel de suma importância na geração de empregos no Estado”, contabiliza.

 

Cooperativas que empregam

O Sicoob Agrocredi destaca-se como a cooperativa de crédito que mais emprega em Minas Gerais. Ao todo, são 451 funcionários e 84 mil cooperados. De acordo com Isabela Reis e Silva, gerente de Gestão de Pessoas da coop, diversos fatores contribuem para essa posição. “Nossa cooperativa possui uma forte presença em várias cidades do Estado, e o número de menores aprendizes que são efetivados está em constante crescimento”, explica. “Procuramos criar um ambiente de trabalho colaborativo, onde os profissionais sintam-se à vontade para expressar seus pontos de vista e encontrar oportunidades de aprimoramento”.

Isabela também destaca que a cooperativa está sempre atenta ao mercado, garantindo salários e benefícios competitivos, além de oferecer oportunidades contínuas de desenvolvimento profissional. “Nosso objetivo é estabelecer planos de cargos e salários que promovam a igualdade de gênero”, acrescenta. “Além disso, oferecemos benefícios como o custeio de 65% do valor de graduação e/ou pós-graduação, treinamentos técnicos e comportamentais frequentes, auxílio-creche, auxílio psicológico por meio de uma plataforma com atendimentos individuais, entre outros”.

Por fim, a gerente destaca a preocupação da cooperativa com o aspecto social. “Realizamos diversas ações voltadas para a saúde emocional e mental, como campanhas durante o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Campanha de Vacinação, Doação de Sangue, palestras, entre outras iniciativas”, detalha. “Além disso, implementamos ações internas que nos permitem avaliar como nossa marca é percebida pelos nossos colaboradores, bem como acompanhar a rotatividade de funcionários, buscando identificar os principais desafios e encontrar soluções eficazes”.

A Suinco Cooperativa de Suinocultores também se destaca quando o assunto é a empregabilidade no Estado. Segundo Cleber Rosa de Magalhães, diretor Administrativo e Financeiro, isso se deve à localização da instituição em uma região que abriga grandes cooperativas empregadoras, as quais representam uma parte significativa da força de trabalho local, além de importantes players da economia regional. “Temos o orgulho de ser a maior empregadora de Patos de Minas e a terceira maior entre as cooperativas de Minas Gerais”, explica. A coop, que possui 50 cooperados, emprega 1.574 pessoas “Adotamos práticas proativas para monitorar os índices de igualdade em nosso quadro de colaboradores e promovemos oportunidades para todos, sem distinção”.

Magalhães acrescenta que a Suinco é a única cooperativa do Brasil a conquistar o Selo Mais Integridade – Amarelo, concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária a empresas e cooperativas do agronegócio que se destacam por suas práticas éticas, sustentáveis e transparentes. “Isso é resultado do nosso compromisso com elevados padrões de práticas socioambientais, incluindo investimentos em energia renovável, implementação de coleta seletiva e apoio a projetos com impacto positivo na sociedade”, explica. “Além disso, nossos colaboradores contam com um canal de denúncias seguro e sem retaliações, onde podem relatar qualquer injustiça ou violação do Código de Ética da Suinco, garantindo um ambiente de trabalho seguro, justo e igualitário para todos”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg