Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo mineiro se organiza para levar demandas à ALMG e ao Congresso Nacional

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Segunda reunião ordinária do Cecoop em 2023 aconteceu durante o WCM’23, maior congresso de cooperativismo da América Latina, realizado anualmente em Belo Horizonte

Em reunião do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), realizada nesta terça-feira (17), representantes de diferentes ramos do cooperativismo mineiro apresentaram e discutiram as principais demandas do setor. O encontro aconteceu durante o WCM’23 – World Coop Management – maior congresso cooperativista da América Latina, realizado em Belo Horizonte, nos dias 16 e 17 de outubro.

Esta foi a segunda reunião ordinária do Conselho em 2023. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, o órgão atua como uma importante ferramenta para a defesa e o desenvolvimento do cooperativismo no Estado, além de aproximar os representantes dos ramos das coops dos poderes Executivo e Legislativo, ampliando a compreensão da classe política em relação à pujança do coop em nosso Estado.

As demandas foram subdivididas nos ramos de Agropecuário, Crédito, Saúde e Transporte. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, frisou que o objetivo do encontro foi organizar a pauta das coops para que sejam apresentadas ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e ao Congresso Nacional.  “A pauta da reunião de hoje foi bem robusta e as demandas foram bem encaminhadas. Agora é trabalhar para conseguir o apoio do Governo do Estado e de quem fala pelo povo, ou seja, dos deputados e dos senadores”, afirmou.

A presidente do Cecoop, Kathleen Garcia, secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, esclareceu que todas as demandas dos ramos cooperativos serão analisadas e encaminhadas aos órgãos competentes com a maior celeridade.

É importante destacar a presença do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PL), presidente da Frencoop MG que representa a Assembleia Legislativa no Cecoop. Ele destacou a relevância do Sistema Ocemg para o desenvolvimento das cooperativas no Estado. “Aqueles que estão mais próximos do cooperativismo, estão mais perto da volta por cima. E o nosso Sistema Ocemg é muito importante para ajudá-los”, analisou.

O presidente da Casa do Cooperativismo Mineiro, Ronaldo Scucato, lembrou ao deputado Arantes que o Sistema Ocemg foi a primeira entidade a receber o Selo BH Sustentável, concedido pela Prefeitura de Belo Horizonte aos empreendimentos públicos e privados que adotam medidas para a redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e reciclagem de resíduos sólidos. “E isso não é pouca coisa. Eu fiquei muito orgulhoso da minha equipe e do Sistema Ocemg. Esse selo é a continuidade do nosso trabalho e do nosso DNA de sustentabilidade”, ressaltou.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg