Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo se destaca em prêmio com foco no setor econômico

03/11/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Nos dias 28 e 29 de outubro, foi realizada a 7ª edição do Prêmio José Costa, do jornal Diário do Comércio, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). O certame contou com uma a participação expressiva de cooperativas do Estado, indicadas pelo Sistema Ocemg e de 11 cooperativas em categorias voltadas à produção responsável, sustentabilidade, geração e distribuição de riquezas, cultura e educação; inovação, entre outras.

Na ocasião, a Unimed-BH se sagrou vencedora na categoria Qualidade de Vida, devido à sua atuação e novos serviços oferecidos durante a pandemia, principalmente, a parceria com a prefeitura para ofertar o teleatendimento a fim de tirar dúvidas e orientar a população sobre a prevenção da Covid-19. “Ampliamos nosso olhar com o objetivo de trazer contribuições efetivas para toda a sociedade, porque, como cooperativas, temos o papel social de levar saúde e qualidade de vida para todas as pessoas da nossa área de atuação”, afirmou o presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

O certame, cujo nome homenageia o fundador do periódico, é realizado desde 2007. Em 2017, o Movimento Minas 2032, também criado pelo jornal Diário do Comércio, foi integrado ao prêmio, com vistas em reafirmar o objetivo de reconhecer empresas e iniciativas que trabalham para a construção de um mundo melhor, começando pelas suas práticas, missão e propósito. O movimento realiza uma série de reflexões e promover ações concretas para garantir um futuro mais sustentável para a sociedade. Portanto, no âmbito da premiação, empresas privadas, iniciativas públicas, organizações não-governamentais e personalidades agraciadas devem estar alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU, em 2015.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, convidado a encerrar o evento, ressaltou: “acreditamos em mundo mais justo, feliz e equilibrado por meio da cooperação, e em um caminho que envolva desenvolvimento econômico e promoção mútua. Convoco todos a serem responsáveis no compromisso pelo futuro, multiplicadores dos ODS da ONU e integrantes do Pacto Global. Todos no mesmo esquadrão, cooperando para o bem, fazendo justiça à memória do patrono do prêmio, que sempre lutou por uma sociedade mais justa, inclusiva e distributiva”.

Em consonância com a fala de Scucato, o coordenador residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, afirmou que a situação de pandemia fez acentuar a preocupação com as ações de responsabilidade social das empresas. “A previsão sobre o impacto desta crise no setor econômico aponta uma queda de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Além do impacto econômico grave, a pandemia ocasionou efeitos sociais negativos devido ao fechamento de empresas e aumento do desemprego. O papel do governo é fundamental, mas esse não é um trabalho apenas governamental: empresas, cooperativas, sociedade civil e academia são atores chave e devem se unir a esses esforços com determinação e compromisso”.

Programação de palestras

Durante o evento de premiação, a presidente do periódico Adriana Muls ressaltou que são 88 anos de Diário do Comércio e frisou a importância do Prêmio José Costa, que tem em seu DNA o foco na economia do Estado. Segundo ela, o mote do certame este ano foi um convite para a articulação e construção conjunta de um futuro melhor. “É preciso que cada um, do lugar que ocupa, se aproprie da responsabilidade com a vida, com suas escolhas e sobretudo com um futuro melhor, mais justo, próspero e igualitário”, alertou.

Para o presidente executivo da FDC, Antônio Batista, o prêmio antecipa reflexões críticas sobre o mundo dos negócios e, ao mesmo tempo, reconhece as melhores práticas das empresas, de forma a estimular o desenvolvimento de Minas Gerais.

A programação, dividida em dois dias, contou com a palestra Novas Crenças e Valores: Empatia e Solidariedade, com o filósofo e professor da FDC André de Almeida; além do painel Nova Economia, com o presidente da Fiemg, André Roscoe; a diretora executiva do Sistema B no Brasil, Francine Lemos; o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sérgio Gusmão; e a head of people da ToughtWorks Grazi Mendes.

Houve ainda a apresentação da Universidade DC, plataforma para organizar, realizar uma curadoria profissional e disponibilizar o conteúdo de gestão e economia que o veículo dispõe. O diretor executivo do Diário do Comércio Yvan Muls apresentou a iniciativa e frisou que o que motivou a criação da universidade foi a transição para o meio digital, tão necessária nos dias de hoje, e necessidade de compartilhar conhecimento.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg