Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativistas mineiros conhecem sede da primeira coop do mundo

17/02/2025
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Missão técnica internacional do Sistema Ocemg passou por Rochdale, na Inglaterra, e mais dois países

 

Imagine voltar no tempo e conhecer a primeira cooperativa do mundo, a Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale, fundada em 1844, para entender como trabalhavam os precursores do cooperativismo. Na última semana, cooperativistas mineiros tiveram essa oportunidade, em uma missão técnica promovida pelo Sistema Ocemg pela Inglaterra. Referências de atuações cooperativistas na França e Portugal também estiveram na programação.

Representantes do Sicoob Crediara, Sicoob Credicopa, Sicoob Cooperedi e Cooperativa dos Produtores de Leite de Pompéu (Leitepéu), que implementaram ações do Dia de Cooperar e foram sorteados durante o último Seminário de Responsabilidade Social Cooperativas Mineiras, participaram da comitiva. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato destacou a importância da experiência internacional para inspirar o coop mineiro. “Esta missão técnica é um reconhecimento ao trabalho das cooperativas que tornam o Dia de Cooperar cada vez mais transformador. Estamos certos de que essa vivência trará reflexos positivos para um cooperativismo ainda mais protagonista em Minas”, afirmou.

O ponto alto da missão foi a visita a Rochdale, em Manchester, na Inglaterra. Capital Mundial do Cooperativismo, a cidade tem um museu que preserva a história da primeira cooperativa, exibindo réplicas de móveis e objetos utilizados pelos tecelões que a fundaram. Na época, o modelo de negócios surgiu como uma alternativa socioeconômica para a crise e a escassez pós-Revolução Industrial. “Foi maravilhoso conhecer pessoalmente o berço do cooperativismo, ver tão perto o que a gente só conhecia na teoria. O local emana uma energia positiva incrível”, relatou o presidente do Sicoob Coopcredi, Paulo César Pinto Ribeiro.

 

Experiências que inspiram

Além das origens do cooperativismo, referências contemporâneas de como cooperativas transformam realidades mundo afora foram observadas. Em Lisboa, o grupo conheceu a cooperativa de consumo Fruta Feia, que combate o desperdício alimentar ao comercializar frutas e hortaliças rejeitadas pelos grandes mercados por não atenderem a padrões estéticos. Com 16 pontos de entrega e mais de 8 mil consumidores, a coop portuguesa evita que 23 toneladas de alimentos sejam desperdiçadas semanalmente.

Já em Paris, na França, a visita técnica foi ao restaurante-escola cooperativo, Relais Pantin. A cooperativa capacita e integra pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de oferecer serviços gastronômicos de alta qualidade. Com formação técnica em gastronomia, os alunos recebem um certificado profissionalizante que facilita o acesso ao mercado de trabalho.

 

Dia de Cooperar 2025

A missão técnica internacional reforça o compromisso do Sistema Ocemg com a responsabilidade social e incentiva a participação das cooperativas no Dia de Cooperar (Dia C). Em 2024, o programa ampliou seu impacto, beneficiando mais de 5 milhões de pessoas em todas as regiões do Brasil, por meio das ações promovidas por mais de mil cooperativas.

O cadastro das iniciativas de voluntariado para o Dia C 2025 já está aberto e segue até 9 de janeiro de 2026. Com o tema “Dia de Cooperar: por um mundo melhor”, a campanha está alinhada ao Ano Internacional das Cooperativas. As peças de divulgação e o passo a passo para o registro das ações estão disponíveis no blog oficial do programa.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg