Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativistas mineiros participam de encontro do ramo transporte da região Sudeste

26/10/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Um grupo de cooperativistas participou do Encontro do Ramo Transporte da Região Sudeste no dia 21 de outubro, uma iniciativa da OCB, com apoio do Conselho Consultivo do ramo. O evento reuniu cerca de 75 representantes da Unidade Nacional, do Sistema Ocemg e demais Unidades Estaduais atuantes na região.

De acordo com o analista técnico e econômico da OCBTiago Freitas, o objetivo da iniciativa foi fazer um brainstorming, ou seja, levantar ideias junto às cooperativas de transporte para construir de forma coletiva e refletir estrategicamente, trazendo um horizonte de fortalezas, ameaças e construir objetivos, fazendo um link com o que a OCB lançou este ano sobre os estudos e tendências dos ramos. “Nossa intenção foi aproveitar esses dados para refletir sobre ações imediatas, efetivas, com base no cenário atual e, assim, construir uma perspectiva de futuro”, explicou.

Para tal, durante a programação, a gerente de Relações Institucionais da OCB, Clara Maffia, falou sobre as ações de mercado, com foco nos desdobramentos da Semana Conexão Coop, da Unidade Nacional, realizada em julho deste ano, e que contou com lançamento de produtos e serviços muito relevantes para o cooperativismo brasileiro. “Nossa ideia aqui é de apresenta-los para que possam usufruir de maneira gratuita destes produtos e serviços”, disse. Entre as entregas, ela ressaltou a plataforma NegóciosCoop, de intercooperação e negociação entre cooperativas, e o dashboard (ferramenta de gestão da informação) de indicadores econômicos com análises e projeções para as cooperativas e para o setor.

Para o coordenador do Conselho Consultivo do ramo Transporte, presidente da Federação das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetranscoop-MG) e diretor da Coopmetro, Evaldo Matos, é preciso ressaltar o quanto o cooperativismo evoluiu em termos de ferramentas e técnicas. “E como as cooperativas têm sido vistas de maneira tão profissional do ponto de vista da organização e da forma responsável que temos de tratar o mercado”, completou.

Houve também um momento de discussões, mediadas pelo professor Ivan da Silva Melo, com o foco na análise do cenário e levantamento dos objetivos das cooperativas de Transporte da região Sudeste. Como ele explicou, após este que foi o quinto encontro do setor, a Unidade Nacional irá trazer a perspectiva das cinco regiões do país que foram ouvidas.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg