Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativistas mineiros participam do 1° Fórum Amana Key promovido pelo Sistema Ocemg

15/09/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

“Ampliando visões para novos Tempos” foi o tema do 1° Fórum Amana Key realizado pelo Sistema Ocemg, de forma online, no dia 11 de setembro. Na data em que a organização celebrou 50 anos, dirigentes e presidentes cooperativistas participaram da ação conduzida por Oscar Motomura – fundador e principal executivo da Amana Key, uma das organizações mais especializadas do mundo na área de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas do setor empresarial e governamental e da sociedade civil.

Abrindo a tarde de atividades, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, falou sobre a importância do Fórum como ferramenta para ir além das possibilidades. “Estamos em um tempo que exige mudanças e devemos redesenhar os nossos planos estratégicos, pois os espaços de atuação também devem ser reprogramados. As cooperativas estão no mercado fazendo negócios e temos um ingrediente especial, que é fazer negócios com foco não apenas nos resultados econômicos, mas também no social. As cooperativas são a ferramenta da adição, e preparar as lideranças é um grande passo para se reinventar, temos pela frente um trabalho que exige adaptabilidade”, concluiu.

Oscar Motomura completou dizendo que o legado de conhecimento é um valor que não dá para calcular. Na ocasião, frisou sobre a importância de ampliar as visões para os novos tempos e sobre como refletir as competências de cada pessoa que compõem a organização. Segundo ele, essas são estratégias necessárias no atual cenário de isolamento social para obter sucesso sustentável nos negócios, considerando o “novo normal”.

O palestrante também chamou a atenção dos participantes para as habilidades que devem ser desenvolvidas no dia a dia e para isso utilizou a expressão ‘equações impossíveis’. “Quanto mais difícil uma equação, mais atraente ela é, porque exige criatividade radical, a descoberta de caminhos inéditos e soluções jamais testadas antes”.

Participando do Fórum, os presidentes Márcio Olívio Villefort, do Sicoob Centro-Oeste, de Itaúna; e Fernando Romeiro de Cerqueira, da Coocafé, de Lajinha, compartilharam a experiência de participar da iniciativa, que teve como objetivo contribuir para o crescimento e aprendizado dos participantes, bem como no olhar focado nos cooperados, funcionários e fornecedores que integram a cadeia de valor humano das cooperativas.

“Neste momento teremos que nos readaptar, pois as transformações são diárias, e nós temos que reconhecer e valorizar o nosso time, a nossa equipe. Eu costumo dizer que os dois maiores patrimônios do nosso sistema cooperativista são os nossos cooperados e nossos funcionários, eles que fazem as coisas acontecerem, então nós temos que ter uma equipe altamente competitiva, desenvolvida, primando sempre pelo quinto princípio do cooperativismo ‘formação, informação e educação’. Temos que usar mais a nossa imaginação, trabalhar muito os custos invisíveis e com muita harmonia, competitividade e agilidade, isso vai ser fundamental nesses novos tempos”, comentou Villefort.

Já Cerqueira ressaltou que o Fórum da Amana Key trouxe um momento de análise em profundidade, sendo que “as discussões foram altamente relevantes sobre temas que, no dia a dia, às vezes, ficam relegados a segundo plano, e nos dias de hoje são muito importantes para a composição do equilíbrio das pessoas/empresas. O cooperativismo mais do que nunca precisa de pessoas equilibradas para dirigi-lo, então foi uma oportunidade muito importante que o Sistema Ocemg nos proporcionou, um momento de mergulho com um profissional igual ao Oscar Motomura, que é sempre muito importante”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg