Um novo título entre as capacitações oferecidas pelo Sistema Ocemg para lideranças cooperativistas, o Programa Creative Leadership – Kaospilot teve início ontem (23/5) e está sendo realizado ao longo de toda esta semana no Auditório do Sistema Ocemg.
Serão duas turmas com 18 e 19 participantes, respectivamente, formadas por presidentes e dirigentes de cooperativas egressos do Programa Lidercoop. Este primeiro momento é introdutório para um próximo módulo do programa em Aarhus, na Dinamarca, onde a instituição de ensino que ministra o curso está localizada.
Ao abrir os trabalhos do programa, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, frisou a preocupação da organização em colocar os cooperativistas mineiros em contato com as principais novidades, temáticas e metodologias acerca da gestão dos negócios e da inovação e faz isso em parceria com importantes instituições de ensino do Brasil e do mundo.
Para Eudes Magalhães, diretor da Área Assistencial da Unimed-BH, a realidade de incertezas atual traz dificuldades, especialmente econômicas, bem com todas as mudanças de comportamento da sociedade, que são desafios para que as cooperativas possam construir novas soluções. Assim, a visão criativa das lideranças em um ambiente instável vai dar ferramentas para lidar com estes percalços.
O Creative Leadership – Kaospilot integra a Trilha de Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance do Sistema Ocemg, iniciada no Lidercoop, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), passando pelo Coop Management Program, na Lisbon University, em Lisboa; o Advanced Coop Management, em St. Gallen, na Suíça; e o Prime Coop Management Program, na Trinity College Dublin, na Irlanda.
Criatividade
A Kaospilot é uma instituição que promove a educação disruptiva e facilitadora de experiências de aprendizado para indivíduos, comunidades e organizações. Os professores que acompanham o grupo nos trabalhos desta semana são David Storkholm e Paul Natorp, fundadores e facilitadores do programa.
Como explica Natorp, a tarefa dos líderes é aprender a navegar dentro do caos sem se perder e gerando uma mudança positiva. Em complemento, durante as atividades propostas junto ao grupo de cooperativistas, Storkholm comentou que é importante que os líderes se permitam aprender ao longo da sua jornada e, para tal, eles devem fazer as perguntas certas, escutar todos os envolvidos no processo e buscar soluções criativas.