A Coopercam recebeu, no dia 14 de fevereiro, a visita de pesquisadores do Stockholm Environment Institute (SEI), um instituto suíço de pesquisa e política, sem fins lucrativos, especializado em desenvolvimento sustentável e questões ambientais.
A cooperativa foi escolhida pela Associação 4C, cuja sede fica na Alemanha, e tem foco na promoção e no incentivo da sustentabilidade na produção cafeeira.
Acompanhados pelo presidente da Coopercam, José Márcio Rocha, e pelo responsável pelas certificações Tchaikovisk Amaral, os pesquisadores visitantes conheceram os armazéns da cooperativa que recebem cafés certificados 4C. O objetivo dos pesquisadores foi analisar e discutir as mudanças climáticas e o impacto sobre a qualidade na produção cafeeira, de modo a conceituar as mudanças climáticas em relação ao aumento da vulnerabilidade dos pequenos cafeicultores.
A comitiva de pesquisadores conheceu ainda a propriedade Sítio Esperança, do cooperado Vítor Paulo de Oliveira. ?Mostramos as lavouras de café e os procedimentos de produção, da plantação ao café na xícara. Foi uma oportunidade interessante de mostrar os erros e acertos que podem ocorrer durante os processos. Também mostramos as diferenças de café com uma degustação. Os pesquisadores ficaram espantados com a diferença que pode haver entre os grãos?, comenta Amaral.