A Cooperouro, com sede em Ouro Preto, recebeu, no dia 28 de agosto, uma visita técnica de integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de Alagoas. A comitiva, formada por 10 pessoas, conheceu um pouco da história e do funcionamento da cooperativa.
A visita teve o propósito de buscar experiências para o projeto do Sescoop-AL com foco em criar uma cooperativa de consumo no Estado, facilitando a comercialização de produtos do ramo agropecuário local, privilegiando a intercooperação.
Os visitantes foram recepcionados pela diretora Financeira e pelo presidente da cooperativa, respectivamente, Wanda Almeida e José Tavares, que mostraram a satisfação em ter a Cooperouro como um modelo de negócio a ser seguido, destacando a importância da cooperativa para os cooperados, para a comunidade e para a economia local. A Cooperouro está hoje entre as maiores do Estado no seu ramo de atuação, de acordo com o ranking do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, publicado pelo Sistema Ocemg.
A presidente do Sescoop-AL, Márcia Túlia Pessoa, destacou a importância do cooperativismo para a economia e para a sociedade, reforçando os diferenciais que o modelo de negócio oferece frente às demais empresas.
A escolha de Ouro Preto para a visita teve também um aspecto histórico, já que a cidade é o berço do cooperativismo nacional: em 1889 foi fundada a Cooperativa dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, primeira do Brasil, coincidentemente do ramo de consumo.