Imagem - Ocemg
Notícias

Coopervass completa 60 anos de cooperativismo e desenvolvimento

13/10/2020

Neste mês de outubro, a Coopervass completa 60 anos de atuação. Criada para defender e orientar seus cooperados, bem como estabelecer uma relação direta entre a produção e o consumo, a cooperativa soma diversas conquistas ao longo de seis décadas. É por isso que, em 2020, ela celebra sua forte presença no Sul de Minas e a expansão de seus negócios.

Atualmente, a Coopervass conta com 3 mil cooperados, sendo a quinta maior cooperativa agropecuária na região em número de associados e a 11ª em Minas Gerais. Possui 191 colaboradores e está entre as 50 maiores cooperativas mineiras em Receitas Totais. A sede em São Gonçalo do Sapucaí conta com loja agropecuária, armazéns de café, indústria de laticínios, fábrica de rações e central de assistência técnica. Possui filiais em oito cidades da região (Campanha, Heliodora, Jesuânia, Monsenhor Paulo, Natércia, Silvanópolis, Três Corações e Turvolândia). O Laticínio possui capacidade de beneficiamento de 100 mil litros/dia e produz queijos, iogurtes, manteiga, requeijão e doce de leite.

João Roberto Puliti, um dos sócios-fundadores da Coopervass, ressalta o papel do cooperativismo para os produtores locais. “Se hoje estamos nas condições em que nos encontramos, é exatamente em função de um grupo que sentiu a necessidade de caminhar com as próprias pernas. Até então, dependíamos de muita gente e, com o advento das cooperativas de Machado, Varginha, Três Pontas e várias outras localidades, sentimos a necessidade de criar a nossa. Eu era um dos mais jovens naquela época, e conseguimos juntar um capital para sua criação”, comenta.

A gratidão pela história da Coopervass atravessa gerações. Cooperados e colaboradores são unânimes em retribuir por todas as coisas boas que a cooperativa gerou em 60 anos. O cooperado Sergio Dias de Castro, produtor de café e leite na cidade de Campanha, conta que “todas as vezes que eu precisei da Cooperativa, ela me ajudou. Ela olha pra nós como parceiros e faz o máximo possível para nos ajudar”, afirma, relembrado que já foi conselheiro da cooperativa.

Já Mateus Carvalho Fernandes, gerente da loja da Coopervass em Monsenhor Paulo, anseia pelo desenvolvimento constante da cooperativa. “Eu só tenho a agradecer, pois tem sido uma experiência diferente desde o primeiro momento, quando comecei como vendedor, e agora como gerente da filial de Monsenhor Paulo”, frisa.

Adilson Simões, colaborador da loja Coopervass na sede em São Gonçalo do Sapucaí, complementa que “desde que eu me entendo por gente, eu conheço a Coopervass. Meu pai vinha fazer compras na cooperativa e me trazia. Como minha relação com a Cooperativa é longa, foi um prazer muito grande conseguir meu primeiro trabalho justamente aqui.”

Sobre os próximos anos, a cooperativa conta com apoio dos seus cooperados para seguir prosperando. “Observar a Coopervass só crescendo é uma conquista muito grande. Eu só espero coisas boas para o seu futuro”, diz Mateus de Siqueira Lemos, produtor de leite de São Gonçalo do Sapucaí.

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg