No dia 16 de maio, a Coopmetro inaugurou sua Usina de Energia Fotovoltaica, na cidade de Carmo da Cachoeira, em um evento que contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre dirigentes, cooperados, autoridades, além do presidente, superintendente, gerente geral e representantes do comitê o Programa Minas Coop Energia do Sistema Ocemg.
A usina faz parte do Programa MinasCoop Energia do Sistema Ocemg, que incentiva coops de todo o Estado a investirem na geração de energia limpa, muito viáveis economicamente, e ainda fomenta a doação de parte dessa energia para entidades beneficentes locais. O Hospital Nossa Senhora do Carmo será contemplado pela usina recém-inaugurada. Durante a cerimônia, foi assinado o termo de doação à instituição de saúde junto à prefeitura da cidade.
Na oportunidade, a coop apresentou também seu carro elétrico, que já é utilizado por cooperados Coopmetro, principalmente para entregas de e-commerce. Durante o evento foi apresentado o programa Agentes de Transformação e Prosperidade Social (ATPS), com foco na geração de riqueza, prosperidade e renda para a população de favelas. O projeto, que é uma parceria entre Sistema Ocemg, Coopmetro e Sicoob Credimonte, contempla a formação de agentes para atuação na logística de atendimento do e-commerce gerido da coop de transporte.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, presenciar a expansão do MinasCoop Energia é ver, na prática, o cooperativismo se engajando no atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, atuando de forma responsável ambiental, social e economicamente.
“A usina de energia fotovoltaica é mais do que uma simples infraestrutura de geração de energia, ela representa um compromisso na redução de emissão de gases poluentes e contribuições para cumprimento das metas de desenvolvimento sustentáveis da ONU”, destacou o presidente da Coopmetro, Marcos Leisson Alves.