Imagem - Ocemg
Notícias

Coops mineiras integram diagnóstico sobre ações de ESG do Sistema OCB

13/06/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema OCB está revisitando suas áreas de trabalho e precisa da ajuda das Unidades Estaduais e das cooperativas de todo o país para traçar o cenário atual do cooperativismo brasileiro.

Uma das pautas de atenção são as ações do setor em relação ao ESG, que passou a ocupar um dos pilares estratégicos do planejamento da Unidade Nacional. O tema é considerado prioritário, dada sua importância na manutenção e na potencialização da competitividade das cooperativas e, sobretudo, na divulgação do modelo de negócios, que traz em seus princípios e valores a base da Agenda de Sustentabilidade.

Como parte desse processo, o Sistema Ocemg promoveu, no dia 5 de junho, em parceria com o Sistema OCB, uma série de reuniões com representantes de coops mineiras dos ramos crédito, saúde e agropecuário. Na oportunidade, foi apresentado um diagnóstico, que a Unidade Nacional está realizando para medir a aderência das cooperativas à pauta ESG.

As coops participantes receberam um e-mail com o diagnóstico e têm até o dia 30 de junho para respondê-lo. A OCB irá compilar os resultados e, a partir deles, as cooperativas poderão verificar seu nível de ESG em comparação às demais.

Grupo de Trabalho ESG

Em meados de 2022, o Sistema OCB constituiu um Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes de Organizações Estaduais, confederações e convidados que tinham em comum projetos, ações e amplo interesse na pauta ESG. O Sistema Ocemg tem representantes nesse GT.

O Grupo elaborou o Fundamento ESGCoop, apresentado na Semana de Competitividade, em agosto do ano passado. Para operacionalizar o projeto, o primeiro passo é mapear ações das cooperativas que atendem aos diversos critérios ESG. Para isso, foi criado o Diagnóstico Nacional ESGCoop, mediante sugestões e adequações realizadas pelo GT para atender às demandas sistêmicas.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg