Imagem - Ocemg
Notícias

Coopsportes completa duas décadas

22/01/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Idealizado pelo Sistema Ocemg, campeonato foi criado com o propósito de fortalecer os valores do cooperativismo

“Temos um orgulho enorme desse projeto longevo e tão representativo do cooperativismo que é o Coopsportes. A integração e a cooperação que o esporte preconiza está na essência das coops e das nossas relações. Sem falar que as edições do evento são momentos de descontração, de autocuidado e de prática esportiva”.

Esse é o sentimento de Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, sobre o principal campeonato esportivo de cooperativas do Brasil, idealizado pela Entidade há duas décadas. Para comemorar os 20 anos de programa, a entidade está preparando várias novidades. Uma delas é a nova logomarca que será lançada em breve.

Desde 2004, mais de 11 mil pessoas já participaram das competições. Além disso, seguindo os princípios cooperativistas, o programa também tem seu viés solidário, já que as inscrições são feitas com a doação de alimentos não perecíveis. Ao longo desse período, 21 toneladas de mantimentos foram arrecadadas e doadas a instituições assistenciais.

As cooperativas podem inscrever suas equipes em até 13 modalidades esportivas – buraco, dama, futebol society, futsal, peteca dupla masculino e feminino, queimada, sinuca, tênis de mesa, truco, vôlei trio masculino e feminino e xadrez. Os jogos acontecem em quatro classificatórias (Belo Horizonte, Poços de Caldas, Ipatinga, Uberlândia) e uma final (Belo Horizonte), com início em 13 de abril e término em 31 de agosto.

“O Coopsportes é um evento muito esperado pelo coop mineiro. Ele fomenta a integração entre indivíduos dentro de uma cooperativa, contribuindo para a melhoria do ambiente organizacional. Além disso, o campeonato facilita a conexão entre pessoas de cooperativas e cidades distintas, promovendo a intercooperação e o fortalecimento do cooperativismo no Estado”, atesta Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg.

Foi isso o que aconteceu com o Sicoob Copersul, que competiu no ano passado em 12 das 13 modalidades. Para garantir o sucesso da iniciativa, a analista de comunicação e marketing, Amanda Valenzi Teixeira, conta que a coop se propôs a promover o que o cooperativismo faz de melhor – a união de forças. Assim, o Sicoob Copersul se juntou à cooperativa educacional Cootec, de Três Pontas, para compor uma delegação conjunta e, com ela, chegar mais longe no objetivo de se classificar para as finais dos torneios. Nasceu, dessa forma, a equipe “Cooperação Campeã”.

“Queríamos incentivar a prática de esporte e, ao mesmo tempo, a integração entre colaboradores, cooperados e dirigentes da sua unidade”, lembra.

A meta foi alcançada e as cooperativas, em parceria, foram além. Entre as 12 equipes inscritas, nove conquistaram vaga na final e duas alcançaram o pódio – a equipe de futebol society, campeã estadual, e a de futsal, que se sagrou vice-campeã no campeonato. “Unidas, as cooperativas demonstraram mais determinação e vigor. No entanto, o maior benefício, sem dúvida, foi a integração entre os atletas, pois o projeto incentivou a amizade entre as pessoas”, afirma Amanda, chefe da delegação.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg