Despertar o interesse pela prática esportiva e pelo cooperativismo, ao mesmo tempo em que estimula a integração entre dirigentes, funcionários e cooperados das cooperativas do Estado. Estas são as essências do Coopsportes – Esportes Cooperativos de Minas Gerais, um projeto criado pelo Sistema Ocemg que, este ano, chegou à 17ª edição.
Com modalidades que vão desde jogos de tabuleiro, como dama e xadrez, até esportes coletivos, como futebol e vôlei, o Coopsportes tem se mostrado uma iniciativa relevante para as cooperativas, proporcionando benefícios tanto no âmbito social quanto no bem-estar dos participantes.
“Temos um orgulho enorme desse projeto longevo e tão representativo do cooperativismo que é o Coopsportes. A integração e a cooperação que o esporte preconiza está na essência das coops e das nossas relações como seres humanos. Sem falar que as edições do evento são momentos de descontração, de autocuidado e de prática esportiva”, destaca Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.
Etapas regionais
A cada ano, ocorrem etapas regionais classificatórias que creditam os atletas a jogarem as finais, em Belo Horizonte. Em 2023, ocorreram jogos em BH, Poços de Caldas, Ipatinga Uberlândia e novamente na capital mineira, esta última ocorrida nos dias 7 e 8 de julho, no Sesc Venda Nova.
Leonardo, presidente da Coopertáxi-BH, que participou da edição em BH, destaca que o evento estimula o lado social dos cooperativistas e proporciona a oportunidade de conhecer outras coops: “Participar do Coopsportes é muito enriquecedor, além de promover a qualidade de vida para os participantes!”
A troca de conhecimentos e experiências entre as cooperativas também é um aspecto destacado por Taís Ferreira, auxiliar de gerente digital no Sicoob Credisete: “O evento é uma ótima oportunidade para conversar com pessoas de outros setores e lugares. Conseguimos trocar algumas técnicas e conhecimentos; esse é o princípio do nosso cooperativismo!”
Além disso, o Coopsportes tem como objetivo promover o investimento no desporto e incentivar a prática esportiva como uma ferramenta de transformação social. Hygor Brandão, analista do Sistema Ocemg, frisa que o esporte é uma ferramenta poderosa nesse sentido e ressalta a importância do evento como uma oportunidade de troca de conhecimentos entre pessoas de diferentes áreas.
Coopsportes digital
O Sistema Ocemg está preparando a 3ª edição do Coopsportes Digital e, em breve pelo site da entidade, todas as informações estarão disponíveis. A iniciativa foi criada em 2021, no período de pandemia e, na última edição realizada em 2022, reuniu 247 jogadores de 80 coops. Para este ano, a meta é ter a participação de 350 jogadores de 100 coops, nas competições de games virtuais, como Xadrez, Minecraft, Fifa, Free Fire e League of Legends, sendo que, este ano, serão 11 modalidades.
Segundo adianta o analista Hygor Brandão, a diferença é que essa edição terá premiação, além dos troféus, com uma cadeira gamer pro 1º colocado; teclado e mouse gamer para o 2º; e um headset (fone de ouvido com microfone) para o 3º lugar.
As inscrições serão abertas em agosto, as etapas classificatórias em setembro. As novidades serão publicadas em breve no portal do sistema Ocemg: www.sistemaocemg.coop.br.