Criado com o objetivo de formar novas gerações de agricultores conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, utilizando tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis, o projeto Escola no Campo leva conhecimentos sobre agricultura sustentável para escolas rurais da região de Guaxupé. A iniciativa é uma parceria da Cooxupé com a Syngenta. Em 2018, foram 270 alunos do ensino fundamental atendidos em 12 cidades. A previsão é que 350 estudantes sejam atendidos em 2019, um aumento de 26%.
Os encontros foram realizados entre os meses de agosto e novembro. Nas palestras, foram discutidos temas como os cuidados necessários para a aplicação de defensivos levando em consideração a segurança do produtor, o uso correto de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e o sistema de plantio direto na palha. Os professores também desenvolveram com os alunos ações como a instalação de uma horta em conjunto com os pais, a construção de maquetes, o plantio de hortaliças em pneus reciclados, a coleta de óleo usado na cozinha, entre outros.
O Escola no Campo foi criado em 1991 e já atendeu cerca de 5 mil alunos. A expectativa é conseguir com compartilhar conhecimentos sobre sustentabilidade no campo com as próximas gerações de produtores. “O projeto desenvolve um trabalho de conscientização com as crianças muito importante. São elas que levam a mensagem para os pais da importância de se usar o EPI, por exemplo, e sobre a própria conscientização da preservação do meio ambiente. É uma semente plantada em cada jovem, que acreditamos, dará muitos frutos”, afirma Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da Cooxupé.