Um projeto inovador da Unimed Poços, chamado de Corrida da Qualidade, ganhou destaque no portal da certificadora DNV GL. Uma matéria especial postada no site da empresa em 7 de outubro apresentou o jogo criado pela cooperativa com o objetivo de engajar e ampliar a adesão dos colaboradores aos indicadores estabelecidos no Sistema de Gerenciamento da Qualidade de maneira lúdica e interativa.
A publicação faz parte da premissa da certificadora de compartilhar práticas que contribuem para aprimoramento dos sistemas de gestão da qualidade. Soluções simples, de fácil aplicação, passíveis de benchmarking, que melhoram os processos e os resultados. A matéria destaca a metodologia do jogo, os resultados e a equipe responsável pelo projeto.
“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. Sermos considerados benchmark mostra que estamos no caminho certo na busca da excelência dos processos e da qualidade dos serviços oferecidos aos nossos beneficiários”, destacou o médico Odilon Trefíglio Neto, presidente da Unimed Poços. “Agradeço a todos os colaboradores que se engajaram e ajudaram a garantir os excelentes resultados. Mesmo em tempos de pandemia, obtivemos 98% dos indicadores e análises críticas do sistema de gestão da qualidade lançados no prazo, no hospital, e melhora de 86% no lançamento de indicadores e análises dentro do prazo na Operadora”, complementou Neto.
Sobre a Corrida da Qualidade
Criada em março deste ano, a Corrida da Qualidade é desenvolvida em forma de um jogo, que reconhece, de forma dinâmica e divertida, o desempenho das equipes envolvidas nas atividades da Qualidade. Cada setor é representado por um carrinho de corrida em um tabuleiro, e, a cada mês, soma os pontos definidos no jogo se as propostas de atividades forem cumpridas.
As atividades para cada mês são comunicadas pela área de Qualidade até o dia 20 do mês antecedente. As peças são movimentadas mensalmente, de acordo com a performance dos processos, ocupando as primeiras posições na corrida os processos de melhor desempenho e/ou pontuação.