Sistema Ocemg deu início a mais duas turmas do programa que faz parte da Trilha Internacional de Aprendizagem do setor em Minas
Em um mundo em constante transformação, a liderança criativa é um diferencial para impulsionar o cooperativismo rumo ao futuro e garantir a perenidade do seu modelo de negócio. Além disso, vencer desafios, que incluem criatividade e inovação, também é importante para engajar a nova geração de cooperados e colaboradores, cada vez mais ávidos por propósito e impacto social.
Para preparar líderes criativos no coop mineiro, o Sistema Ocemg, em parceria com a escola dinamarquesa Kaospilot, deu início à terceira edição do Creative Leadership Program. O curso integra a Trilha Internacional de Aprendizagem para a construção da alta performance dos dirigentes cooperativistas mineiros. A instituição europeia está entre as dez melhores escolas de inovação e empreendedorismo do mundo e o Sistema Ocemg foi a primeira organização brasileira a firmar parceria com a Kaospilot.
“Cultivar uma liderança inspiradora é fundamental para o sucesso do cooperativismo. Líderes criativos transformam desafios em oportunidades. A abordagem do Creative Leadership Program capacita líderes a enxergarem além do óbvio, gerando estratégias inovadoras e sustentáveis para fortalecer as cooperativas envolvendo suas equipes”, destaca, Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. “Encontrar novas soluções faz parte da essência do cooperativismo e novas ideias também são capazes de envolver e inspirar as novas gerações”, reforça Scucato.
O programa Kaospilot Creative Leadership é dividido em três módulos, os quais estimulam os participantes a promoverem processos criativos para desenvolverem a capacidade coletiva de suas equipes. A ideia principal do programa é desenvolver mentalidades e habilidades para liderar equipes, adotando uma abordagem de aprendizagem orientada para a ação.
“Nas organizações em geral, o trabalho não é mais linear e previsível. Sempre estamos diante de mudanças rápidas e perturbadoras. Além disso, as equipes são mais diversificadas e compostas por pessoas com diferentes conjuntos de habilidades. Portanto, complexidade e incerteza são uma realidade para muitos líderes”, destaca o professor do curso Paul Natorp.
“Por isso, há a necessidade de uma liderança nova, diferente, que lidera e motiva a equipe para caminhar e progredir em ambientes que estão em constante mudança”, completa David Storkholm, também professor do Programa. Segundo ele, a liderança deve estimular a cocriação, o aprendizado contínuo e o comprometimento. “O líder criativo sabe que existe o ‘eu’ e ‘nós’ e consegue transformar o foco da instrução para a inspiração e do comum para o extraordinário”, frisa Nartop.
Aulas em Belo Horizonte e na Dinamarca
Ao longo da semana, entre os dias 15 e 19 de abril, foi realizado, no auditório da Casa do Cooperativismo Mineiro, em Belo Horizonte, o primeiro módulo, intitulado “A base criativa começa em você”. Com carga horária de 14 horas, as aulas foram dadas para duas turmas em dias e horários diferentes. O primeiro grupo, composto por 25 participantes de 22 instituições entre coops, federações e centrais, e o segundo, com 23 alunos de 21 entidades.
O segundo e terceiro módulos – “A equipe criativa: de mim para nós” e “O resultado criativo: rumo a descobertas criativas”, respectivamente – acontecerão na sede da Kaospilot, em Aarhus, na Dinamarca, nos dias 27 a 31 de maio para a primeira turma. Já as aulas do segundo grupo serão entre os dias 3 e 7 de junho no país europeu. Nos dois casos, a carga horária é de 36 horas.
Metodologia de ensino
As aulas desta semana promoveram nos alunos uma compreensão da colaboração criativa como um espaço para interação. Por meio da eliminação de funções formais e hierarquias, o módulo 1 explorou a confiança e o compromisso nas equipes.
Desenvolvendo uma consciência forte do impacto pessoal através de uma comunicação autêntica e clara, o curso deu uma compreensão da mentalidade e das habilidades exigidas de um líder criativo que trabalha em processos dinâmicos e exploratórios.
“O Sistema Ocemg sempre nos surpreende com esses cursos maravilhosos. E o Creative Leadership não poderia ser diferente. Fomos brindados com uma excelente e diferente maneira de nos passar conhecimentos com métodos e ferramentas extremamente alegres, nos deixando descontraídos e levando a participação de todos com uma grande interação”, afirma Marcos Antônio de Castro, diretor Financeiro da Unimed São Lourenço.
“Estamos aprendendo a liderar com criatividade, percorrendo o caminho eficaz para uma boa gestão. A Organização sempre nos dá a oportunidade de fazer parte de grandes escolas e interagir com outras cooperativas, elevando e fortalecendo o coop mineiro”, reforça o diretor.
Beatriz Ribeiro do Valle Antonelli, diretora-presidente da Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé (Coopeg) afirma que o Creative Leadership está sendo uma experiência ímpar. “Há muitos anos venho participando de toda formação em gestão oferecida pela Ocemg, mas, esta foi totalmente diferente de todas as outras”, avalia. “Por meio de metodologias vivenciais, chegamos a caminhos criativos para desenvolver equipes e, ao mesmo tempo, obtermos resultados surpreendentes com a descoberta de talentos e habilidades não só da equipe como de nós mesmos”.
A diretora-presidente acrescenta que, ao executar as dinâmicas propostas pelos professores, ela percebeu a grandeza e os efeitos do sentir, ver e ouvir sem críticas, sem palpites e sim nos abrindo para boas perguntas. “As pessoas têm a oportunidade de se expressarem e o líder de mudar a rota para melhor, dando importância e valor à equipe exercendo assim o verdadeiro sentido da cooperação”, afirma.
Dinamarca
A experiência do primeiro módulo gerou entusiasmo entre os alunos para as próximas etapas. “Fiquei apaixonada pela forma como eles trouxeram esse tema tão importante para as cooperativas, por isso, estou com muita expectativa para o que vamos ver na Dinamarca. Se aqui foi muito bom, imagina lá?!”, indaga Zélia Rabelo, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Cosmipa. “Esse é um tema de extrema relevância para nós e que vai agregar muito em nossas instituições”.
Zelia acrescenta ainda que a parceria que o Sistema Ocemg tem desenvolvido com as melhores instituições de ensino sobre negócios do mundo tem rendido resultados práticos para o cooperativismo mineiro. “Não é à toa que Minas Gerais é o Estado com o maior número de cooperativas premiadas no Brasil, sobretudo no que diz respeito à gestão. Isso tem tudo a ver com o trabalho do Sistema Ocemg de buscar aperfeiçoamento para as cooperativas para que elas possam crescer e se destacar no Brasil e no mundo”, conclui.