Promovido pelo Sistema Ocemg, o projeto já contemplou mais de 300 instituições mineiras desde a sua primeira edição
Em 2024, o Sistema Ocemg celebra 20 anos do Coop Encena, ação que promove o cooperativismo por meio das artes cênicas e leva a cultura a todos os cantos de Minas Gerais. A singularidade do projeto está na troca de ingressos por dois quilos de alimentos não perecíveis, o que reforça não apenas a apreciação cultural, mas também a prática dos princípios cooperativistas.
Idealizado pela Entidade, o Coop Encena é realizado em parceria com as cooperativas mineiras, evidenciando a importância do trabalho intercooperativo conjunto para a construção de uma sociedade mais culturalmente rica e solidária.
Em 2023, o Coop Encena arrecadou 9.183 kg de alimentos que foram distribuídos a 19 instituições de 13 municípios. No total, 40 cooperativas participaram do projeto no ano passado.
Ao todo, o projeto, iniciado em 2004, já beneficiou 387 instituições de 89 municípios. Neste período, 74.110 pessoas doaram 147.794 kg de alimentos e envolveu um total de 387 cooperativas.
A gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Sayar, explica que essa é uma oportunidade de levar cultura e lazer para as comunidades onde as cooperativas estão inseridas. “É muito gratificante saber que, além de ajudar a quem precisa, o programa também encanta as pessoas. O calor e entusiasmo do público ao nos receber é impagável”, completa.
Andrea acrescenta que o projeto traz uma mistura de emoção e admiração e que, a cada apresentação, os atores são aclamados de pé. “A química com o público é sempre evidente e intensa. Tudo isso faz com que as cooperativas se sintam gratas em fazerem parte disso, além de ser um momento oportuno para mostrar que o cooperativismo se preocupa com a sociedade como um todo”.
Momentos inesquecíveis
A intercooperação foi a convidada de honra na apresentação do Coop Encena que aconteceu em setembro, na cidade de Três Pontas. Para a ocasião, quatro cooperativas se juntaram para que o evento acontecesse. “O Sicoob Copersul, Coocatrel, a cooperativa educacional Cootec e a Unimed Três Pontas. As doações arrecadadas na apresentação contemplaram duas instituições: uma casa de idosos e
o hospital da região”, explica a agente de Comunicação e Marketing do Sicoob Copersul, Amanda Valenzi.
O público, segundo Amanda, recebeu o projeto de braços abertos. “O que mais marcou foi quando um dos personagens disse que não há nada mais gratificante do que oferecer o riso para as pessoas. E isso é um retrato do que o cooperativismo faz. É a comunidade apoiando a comunidade e mostra o poder que nós temos de fortalecer o lugar em que vivemos”.
O Coop Encena também esteve na cidade de Machado, por meio da união das cooperativas Coopama, Sicredi Uniestados, Coetagri e Sicoob Credivar. A supervisora de Relacionamento com o Cooperado da Coopama, Lorena Miranda, relata que o projeto também foi recebido com muita alegria. “O evento foi um sucesso, várias pessoas da comunidade, cooperados e colaboradores estiveram presentes”.
Lorena acrescenta que a cultura é importante para a sociedade, desempenhando um papel educativo e de expressão. “Para uma cidade como a nossa, entre pequeno e médio porte, é uma oportunidade de entretenimento, de envolver a comunidade em atividades que tirem as pessoas da rotina. Por isso, temos apenas que agradecer ao Sistema Ocemg por esse projeto brilhante. Esperamos poder recebê-los novamente em Machado”, conclui.