Foi iniciado ontem (12/4) e vai até a próxima sexta-feira, o curso Gestão Humana das Cooperativas. A iniciativa do Sistema Ocemg, voltada para gestores e colaboradores de cooperativas mineiras, visa conhecer e analisar os elementos que facilitam a compreensão e o exercício de uma gestão com foco nas pessoas, bem como os processos de mudanças pessoais e em grupos necessários para gerir os quadros funcional e social.
Ao longo do curso, estão sendo abordados temas como a importância do feedback; a prioridade da condição ética nas relações, visões ampliadas do negócio e seus princípios e também da figura do líder/gestor, habilidades da inteligência emocional, entre outros.
A instrutora do curso, Geralda Vania, economista, mestra em Educação e pós graduada em Psicologia do Trabalho e Desenvolvimento Organizacional, ressaltou a importância da troca entre os atores envolvidos em uma relação. “Não temos como tratar o outro, em toda a sua humanidade, se não nos conhecemos bem”, disse sobre os profissionais de Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e lideranças de cooperativas.
Ela citou que, para além da situação trazida pela pandemia, a tecnologia e as transformações advindas dos processos tecnológicos merecem a atenção, frisando uma questão proposta no livro 21 lições para o século XXI, de Yuval, Harar, publicado em março de 2020: “Como viver em uma época de complexidade quando as narrativas antiga desmoronaram e não surgiu nenhuma nova para substituí-la?” e ressaltou que, em tempos de foco na tecnologia “a mudança é a única constante”.
“Vocês lidam com gente, então comecem a olhar que o chão que vocês pisam é o chão da mudança. Uma das formas de trabalhar nós mesmos nesta caminhada é tentar andar junto com a possibilidade de mudanças. A pandemia vai passar e as consequências dela não passarão”, complementou.
A presidente da Coopresa, de Lagoa Santa, Lívia Duarte, comentou que o curso irá complementar os estudos que ela já se dedica, no sentido de compreender as pessoas. “Sou uma apaixonada pelo comportamento e pelos fatores humanos. Espero, com este treinamento, saber mais sobre os seres humanos a fim de melhorar a gestão dos cooperados”, disse.
“Estou na área de Recursos Humanos há cinco anos e me entusiasmo cada dia mais com o assunto”, ressaltou a analista a MonteCCer, de Monte Carmelo, sobre a motivação para participar dos encontros. E finalizou: “O setor de RH em home office, com o operacional da cooperativa no modo presencial e muitos casos de afastamento, está sendo um grande desafio”.
O curso conta com cerca de 20 participantes, de diferentes ramos, que completarão 16 horas de aulas até o final desta semana.