Entre ontem (12/7) e hoje (13/7), o Sistema Ocemg está realizando o curso eSocial e os Impactos na Segurança e Saúde no Trabalho. O intuito das aulas é demonstrar e analisar as diferenças entre as legislações trabalhista e previdenciária, bem como, evidenciar o correto preenchimento destes dados dentro do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e os impactos nas rotinas das cooperativas.
Com aplicações em diversas áreas, o curso contou com a participação de cerca de 45 advogados, auditores internos e externos, contabilistas, gerentes de recursos humanos, profissionais da área de TI, administradores de pessoal, gerentes administrativos, financeiros, engenheiro e técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, consultores, analistas departamento pessoal e demais profissionais interessados e/ou relacionados com as rotinas das áreas trabalhista, previdenciária, fiscal e contábil.
Na oportunidade, o instrutor Rodrigo Dolabela contextualizou sobre o eSocial, deu exemplos práticos da sua aplicação e explicou sobre o eSocial Simplificado, que entra em vigor no dia 19 de julho, próxima segunda-feira. Ele alertou que já existe uma versão chamada de S 2.0 com previsão de aplicação para março do ano que vem.
Além disso, Dolabela detalhou especificamente na SST do eSocial, legislação da área de segurança e saúde do trabalho, focando nas particularidades dos colaboradores e cooperados dos diferentes ramos cooperativistas.