Imagem - Ocemg
Notícias

Dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais são base para Planejamento Estratégico

25/01/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Entre os fatores que explicam o sucesso do sistema cooperativista brasileiro, estão a transparência e o compartilhamento das informações. Afinal, em um mundo onde as mudanças acontecem tão rapidamente, não há nada que substitua a confiança no modelo de gestão de uma instituição.

Além disso, na sociedade da informação, os dados estão se tornando recursos cada vez mais valiosos. Se engana quem pensa que dados são importantes apenas para indústrias ligadas à informática e tecnologia. Eles podem, e devem, ser aplicados no modelo cooperativista.

O uso de dados pelo cooperativismo pode servir a inúmeros propósitos, entre eles, ajudar a solucionar problemas corriqueiros, do dia a dia dos cooperados, proporcionando uma gestão e uma governança mais eficientes por parte das cooperativas, além de serem insumos essenciais para planejamentos estratégicos.

Um exemplo disso é o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, publicado pelo Sistema Ocemg, desde 2006. Para participar dessa importante iniciativa, as cooperativas têm até o dia 31 de março para encaminhar os dados relativos ao exercício de 2021. Para fazer o envio, basta acessar o Sistema de Informação Gerencial (SIG) pelo link minasgerais.coop.br/sig, tendo em mãos o número de matrícula e a senha, e preencher o questionário.

Para saber mais a respeito ou tirar dúvidas, os representantes das cooperativas podem entrar em contato pelo e-mail: cooperativa@sistemaocemg.coop.br ou pelo telefone (31) 3025-7138.

“O Anuário é considerado um indicador de tendências e registra as informações sobre o segmento, demonstrando a importância das cooperativas para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. Desta forma, é fundamental a participação das cooperativas no envio dos dados”, recomenda o analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, José Fidelis.

Anuário do Cooperativismo Mineiro

O Sistema Ocemg, desde 2006, tem dado a sua contribuição para tornar as cooperativas mineiras mais conhecidas por meio do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, que está na sua 17ª edição.

Além da versão impressa, as informações podem ser consultadas no aplicativo Cooperativismo em Minas, que pode ser baixado de forma gratuita tanto na App Store, quanto no Google Play. A versão digital tem outros recursos como o catálogo de produtos e serviços de cooperativas e a calculadora do valor de referência do leite.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg