O Deputado Federal, Silas Brasileiro, esteve na Casa do Cooperativismo Mineiro, no dia 22 de outubro, para uma visita de cortesia com o intuito de fazer algumas proposições para defesa do ramo Agropecuário, em especial à cafeicultura.
O parlamentar foi recebido pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que compartilhou os dados publicados no Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, além das demandas do ramo Agro, que hoje no Estado é representado por 193 cooperativas, sendo 52 delas voltadas para a produção do café.
Na ocasião, o deputado que também é presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), ressaltou a importância do produto para a economia do Estado, e reconheceu o trabalho realizado pelo Sistema Ocemg junto ao ramo agro. A organização promove ações de capacitação e apoio ao desenvolvimento das cooperativas, realiza seminários, debates, além atuar em constante defesa do setor.
Como presidente da CNC, ele estimula e deseja realizar parcerias para que a capital mineira sedie seminários e encontros para serem debatidos temas de interesse das cooperativas do ramo agro, e se colocou à disposição para estar junto da organização em defesa do segmento.
Cenário
O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o principal exportador, além de ser o segundo maior consumidor da bebida. O café é o principal produto agrícola produzido em Minas Gerais, e o Estado é um dos principais produtores do café arábica em escala mundial. A maior parte da produção é exportada para outros países. Exporta-se o café verde, e não o café torrado.