As cooperativas mineiras têm até o dia 31 de maio para confirmarem presença no maior movimento de voluntariado cooperativista do país: o Dia de Cooperar (Dia C). Ao se inscreverem dentro deste prazo, garantem o kit de divulgação disponibilizado pelo Sistema Ocemg. Os interessados em participar do Dia C devem cadastrar as iniciativas acessando o SIG.
A iniciativa tem como foco incentivar a realização de ações de reponsabilidade social pelas cooperativas por meio de ações voluntárias. Para se ter uma ideia da importância do movimento, somente em 2018, foram 263 cooperativas mineiras participantes, em 345 municípios, com o apoio de mais de 54 mil voluntários, beneficiando 1.079.727 pessoas no Dia C em Minas. Já no Brasil, no ano passado, 810 cooperativas integraram a iniciativa, por meio da mobilização de mais de 92 mil voluntários.
A meta do Sistema Ocemg para este ano é beneficiar mais de 1,7 milhão de pessoas em Minas Gerais, através dos projetos contínuos, contribuindo ainda mais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Cooperativas mobilizadas
O Sistema Ocemg finalizou nos dias 24 e 25 de abril os workshops de lançamento do Dia C 2019. As cooperativas de Montes Claros e região foram contempladas no último dos seis workshops realizados com o objetivo de detalhar as o movimento, os projetos e as ações de voluntariado para este ano.
A analista de Promoção Social do Sistema Ocemg Rouzeny Zacarias, que acompanhou todos os workshops junto aos cooperativistas de todos os cantos do Estado, frisou junto a eles a importância de participarem de ações voluntárias, tanto para no sentido de dar visibilidade para negócio quanto para promover a interação entre colaborados, dirigentes e cooperados. Ela falou ainda sobre a realização de projetos contínuos e que atendam às necessidades específicas das localidades.
Clarice Neves, Sicoob Credinor e coordenadora da Fundação Credinor, agradeceu a oportunidade de participar do workshop. “É muito importante para nós o aprendizado, a troca de experiências e o conhecimento proporcionados. Vamos dar continuidade ao projeto que iniciamos no ano passado, seguindo a linha proposta pelo Sistema Ocemg da realização de iniciativas contínuas”, explicou.
“Descobri muitas coisas em relação a ações sociais, como fazer, que parâmetros seguir. Espero levar para a cooperativa as ideias que retirei da oficina e trabalhar em conjunto para fazermos nossa ação do Dia C da melhor forma possível”, reforçou a agente de atendimento do Sicoob Credinosso, Camila Freire.