Se 2020 foi, por um lado, um ano cheio de desafios, por outro mostrou que a cooperação é capaz de mover e transformar o mundo. Vimos isso com os pequenos cuidados como ficar em casa, usar máscaras, doar alimentos, equipamentos e muito mais. No Brasil, das pequenas às grandes ações, as cooperativas mostraram que estão preparadas para transformar o país num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
E são os números do Dia de Cooperar (Dia C) que comprovam o quanto as cooperativas atuam para reduzir as desigualdades e contribuem com a erradicação da pobreza extrema, foco da ONU por meio de seus ODS.
Em 2020, mais de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como à redução dos efeitos da Covid-19, o total de ações realizadas no ano passado foi 2.159. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.
“Gratidão é a palavra que melhor define o nosso sentimento em relação ao compromisso das cooperativas com o país e que foi mostrado ao longo de todo o caótico 2020. O ano passado não foi fácil, mas mesmo assim o número de pessoas beneficiadas com as iniciativas do Dia C cresceu 197% em relação à 2019. O mesmo ocorreu com a quantidade de cooperativas envolvidas. O percentual foi de mais de 30%, considerando o resultado de 2019. E, mesmo com o distanciamento social, o número de voluntários também foi maior”, avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Ramo Crédito – O ramo com mais iniciativas realizadas é o Crédito, com 2.025, sendo que, desse total, 1.558, ou seja, 76,4% tiveram como focos o combate ao coronavírus e a diminuição dos efeitos da Covid-19.
Por ODS – A maior parte das iniciativas do Dia C, em 2020, estava relacionada ao ODS Saúde e bem-estar. Das 2,8 mil iniciativas e ações, 1.480 estavam focadas nesses dois aspectos, sendo que – desse total – 1.214 estavam ligadas à redução dos efeitos da pandemia.
Dia de Cooperar em Minas
Em 2020, o Dia C contou com a participação de 267 cooperativas, que realizaram 240 projetos em 355 municípios. Ao todo, 32.123 voluntários foram mobilizados. O esforço culminou em quase 3,6 milhões de pessoas beneficiadas no Estado.
Este ano, os Ramos Crédito, Saúde e Agropecuário foram os que mais se destacaram no desenvolvimento de projetos de voluntariado cooperativista. Dos 240 projetos, 49,1% foram realizados por cooperativas de Crédito, 18,0% por cooperativas de Saúde e 18,7% pelo ramo Agropecuário.
Além disso, em 2020, 223 dos projetos realizados, cerca de 92% do total de ações, tiveram foco em ações de combate e prevenção da disseminação do novo Coronavírus na mitigação dos impactos causados pela pandemia de Covid-19.
Para conhecer todas as ações do Dia C realizadas em Minas clique aqui
Fontes: Sistema OCB e Sistema Ocemg