Nesta segunda-feira, 27 de abril, o Sistema OCB realizou por meio de vídeoconfência o alinhamento e lançamento da campanha do Dia C 2020, que em decorrência da pandemia do coronavírus – Covid-19, foi restruturada, e agora busca o engajamento de todas as cooperativas brasileiras em ações de combate e prevenção ao Covid-19, reforçando ainda o princípio cooperativista de interesse pela comunidade e a responsabilidade social inerente ao setor.
De acordo com o presidente da OCB Márcio Lopes de Freitas, “Estamos vivendo um momento de grandes desafios, e também de oportunidades para firmar a imagem do cooperativismo como propulsor do desenvolvimento humano, e o Dia de Cooperar acontecerá nesse sentido”.
?O novo coronavírus mudou a vida das pessoas em todo o mundo. A força com que a pandemia atingiu diversos países, em diferentes continentes, mostrou que a cooperação entre os indivíduos é primordial para alcançarmos tempos melhores e criarmos um novo ambiente após essa crise sanitária. Mais uma vez, as cooperativas saíram na frente e já estão se mobilizando para transformar a realidade das regiões em que trabalham e o Dia C vai incentivar que sejam criados mais projetos neste sentido?. A fala do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, sintetiza o direcionamento do Dia C de Cooperar (Dia C) este ano, que será pautado por ações contra a disseminação do vírus e de melhoria nas comunidades atingidas, bem nas ações próprias de prevenção.
A proposta é que as Unidades Estaduais e cooperativas sigam atuando como protagonistas de desenvolvimento local por meio da cooperação, propondo projetos que ajudem na prevenção da disseminação do vírus ou no cuidado com as instituições de saúde das cidades ou ainda com a recuperação da economia da região, além da manutenção do bem-estar da população. Tudo isso seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde no sentido de evitar aglomerações, por exemplo. Este fato deve ser considerado na elaboração das ações pelas cooperativas.
O Dia C é um grande movimento de responsabilidade social das cooperativas brasileiras, nascido em Minas Gerais e nacionalizado em 2015. Somente em 2019, em todo o país foram 1.977 cooperativas participantes em 1.257 municípios, com 1.604 iniciativas que beneficiaram mais de 2,6 milhões de pessoas. Diante dos desafios ocasionados pelo novo coronavírus, o Dia de Cooperar pretende mostrar a força transformadora do cooperativismo, direcionando as ações sociais com vistas em apoiar e auxiliar as comunidades no combate aos impactos trazidos pela pandemia.
Em Minas Gerais, algumas cooperativas já dão vários exemplos de mobilizações pautadas pelo princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade, alinhadas à prevenção do Covid-19. É o caso da cooperativa Dedo de Gente, que completou 24 anos em março deste ano e as costureiras cooperadas estão confeccionando máscaras para doação para a população de Curvelo e outras cidades onde atua. O Sicoob Credivar também doou 500 cestas básicas e sete mil máscaras faciais para entidades assistenciais de Varginha e região. O Sicoob Copermec, Sicoob Aracoop e Sicoob Coopemata também já contribuíram equipando instituições locais com respiradores e outros itens necessários neste momento.
Calendário
Está mantida para o primeiro sábado de julho (4/7) a celebração do Dia de Cooperar, este ano de maneira virtual. Informações completas, datas importantes e instruções para as cooperativas que integrarão o movimento este ano estrão disponíveis em breve no blog do Dia C.
Clique aqui para conferir os itens já disponibilizados pelo Sistema OCB.