No dia 1º de julho, a Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, será palco da celebração do Dia de Cooperar – Dia C. O evento vai reunir música, cultura, brincadeiras para as crianças e informações sobre o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil.
Na programação, apresentações do Batuque Salubre – Escola de Artes do Instituto Unimed-BH, Coral Infantil Credicom, grupo de dança Soul Guetto, trupe teatral Maria Cutia e Charanga Pop. Atrações que vão marcar as comemorações do movimento no evento de celebração do Dia C a ser realizado pelo Sistema Ocemg.
O Dia C nasceu em Minas Gerais, em 2009, e este ano está completando 15 anos de atuação em prol de milhares de pessoas já beneficiadas pela iniciativa. Desde 2016, o Dia de Cooperar é realizado em todo o país, abraçado e nacionalizado pelo Sistema OCB. No ano passado, 1.397 cooperativas brasileiras participaram do movimento, alcançando mais de dois milhões de pessoas. Somente aqui, em Minas Gerais, as ações do Dia C chegaram a 586 mil pessoas, envolvendo quase 15 mil voluntários e 271 cooperativas, em 365 cidades.
“Temos muito o que comemorar. São duas décadas e meia de solidariedade e transformação por meio do trabalho de cada cooperativa e de cada pessoa que se voluntaria. A cooperação toma conta do nosso Estado todos os anos, e nós marcamos uma data para celebrar essa mobilização pelo bem”, destaca o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
Além dos projetos duradouros que as coops realizam ao longo do ano, envolvendo reformas de entidades beneficentes, recuperação de nascentes e plantio de mudas, por exemplo, no primeiro sábado de julho acontecem eventos que marcam o Dia C em toda a Minas Gerais. São ruas de lazer, shows, atrações culturais, blitz informativas, corridas e diversas iniciativas visando divulgar para a sociedade o Dia de Cooperar e seu poder transformador.
Clique aqui para mais informações sobre o Dia C 2023 em Minas.