A Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) integrou o Dia C 2019 com uma ação com foco no fomento à educação e cultura. Juntamente com as filiadas Belcoop, BHCoop, Coopercon Contagem, Coopimimg, Coopmed, Copimef, Felicoop, Femcoop, HC-Coop e Santacoop-BH, a federação promoveu a arrecadação de 895 livros, que foram entregues no dia 18 de julho para dois projetos sociais.
Entre os beneficiados está o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Pessoa Humana (IDAP), de Ribeirão das Neves, que atende a mais de 200 crianças carentes da região, incentivando a prática de esportes, reforço escolar, inclusão digital e muito mais. A intenção da entidade é, após passar por reforma, dedicar um espaço a uma biblioteca para utilizar os, livros doados.
Outro que recebeu os donativos do Dia C foi o Projeto Geloteca, uma ação que consiste na reforma de geladeiras antigas, que são grafitadas e recebem livros no seu interior para promover o inventivo à leitura. As geladeiras são alocadas em comunidades carentes e, nelas, a pessoa pode doar um livro em troca de outro que estiver na Geloteca.
“O Dia C é uma iniciativa especial para todo o cooperativismo, principalmente o mineiro, pois enfatiza uma data simbólica de cooperação e solidariedade. Pudemos mostrar com o projeto que a educação e a cultura podem transformar as pessoas, especialmente as crianças. Nós acreditamos que o cooperativismo gera valor social, econômico e cultural que revolucionam o mundo”, frisou a diretora Administrativa da Fencom, Cáthia Rabelo.