Imagem - Ocemg
Notícias

Dia C da Unimed Circuito das Águas beneficiará Coleta Seletiva de São Lourenço

22/06/2021
Imagem - Ocemg

O Dia de Cooperar 2021 da Unimed Circuito das Águas terá ações em benefício da saúde e do meio ambiente na cidade de São Lourenço. O objetivo da campanha é contribuir para o sucesso da Coleta Seletiva no município, que foi iniciada recentemente pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos do Meio Ambiente de São Lourenço (AMA).

Atualmente, a cidade exporta seu lixo por não ter um aterro sanitário em condições adequadas para receber os resíduos sólidos gerados por seus habitantes. Com a coleta seletiva, a quantidade de lixo será reduzida, o que representa economia para a cidade e proteção ao meio-ambiente.

Para tal, as ações do Dia C da Unimed Circuito das Águas incluem orientações de saúde para os catadores e seus familiares, assim como doação de cestas básicas e equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool em gel, além de sacos de lixo personalizados para a Coleta Seletiva, que facilitará a identificação dos lixos recicláveis para que não sejam coletados por engano pelo serviço municipal da coleta comum. A iniciativa inclui também educar a comunidade na separação correta do lixo.

Como em anos anteriores, o Dia C terá uma ação presencial em 3 de julho, com o apoio de voluntários e da AMA, mobilizando as comunidades dos bairros atendidos pela Coleta Seletiva para que adotem a ideia, saibam separar seu lixo e adquiram os sacos personalizados.

“Este ano decidimos trabalhar alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são essenciais para nós, como de número três, sobre Boa Saúde e Bem-Estar, e de número11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. A questão do lixo nas cidades é uma questão de saúde pública e também social, quando envolve os catadores de materiais recicláveis. Como São Lourenço, que é a cidade-sede da nossa cooperativa, está num importante momento de implantação da Coleta Seletiva através de uma Associação de catadores, fizemos questão de participar desse movimento, promovendo saúde para os catadores e a comunidade, ao mesmo tempo em que protegemos o meio ambiente”, explica o presidente da cooperativa, Musse José Matuck, que completa: “Estamos empenhados para que seja um projeto contínuo, que se estenda muito além do Dia C e engaje toda a comunidade para que a Coleta Seletiva seja um sucesso no município”.

A iniciativa beneficia diretamente as famílias dos catadores e indiretamente toda a população de São Lourenço, que ganha em qualidade de vida por ter um destino correto para os recicláveis, diminuindo o volume de lixo comum descartado diariamente.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg