Imagem - Ocemg
Notícias

Dia C: solidariedade que transforma histórias de vida

09/10/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Registre a ação da sua coop e mostre ao mundo o impacto do cooperativismo mineiro

A solidariedade é um dos alicerces fundamentais do cooperativismo. E uma das ações que mostram como a ajuda ao próximo está no DNA do nosso modelo de negócios, é o Dia de Cooperar – o Dia C, programa criado em Minas Gerais, em 2009, e que hoje é adotado pelas coops de todo o Brasil. O objetivo é contribuir, por meio do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas onde as cooperativas estão inseridas.

Hoje, o Dia de Cooperar é o maior movimento de voluntariado cooperativista do País. Embora ainda seja mantido o nome, Dia C, as ações do programa acontecem o ano todo, sem ter um dia específico.  A solidariedade é a força motriz por trás de projetos comunitários e iniciativas de responsabilidade social, onde as cooperativas se unem para melhorar a qualidade de vida das comunidades em que estão inseridas.

Atualmente, 15% dos voluntários do Dia C são de Minas Gerais. Mais da metade das pessoas beneficiadas em todo o Brasil pelo programa, desde 2015, são mineiras. De 2009 até agora, foram 490.980 voluntários e mais de 14 milhões de pessoas beneficiadas no Estado. Já no Brasil, são mais de um milhão de voluntários envolvidos no projeto e 26 milhões de pessoas beneficiadas.

O sucesso do programa ultrapassou as fronteiras brasileiras. Como o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, costuma dizer, “até o Papa Francisco abençoou a iniciativa”. Dez anos depois da criação do Dia C, o Sumo Pontífice abençoou o cooperativismo por meio do projeto durante uma conferência papal realizada na Praça São Pedro, no Vaticano.

“O Dia de Cooperar é um programa de caráter contínuo, que mobiliza as cooperativas para contribuírem com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua”, explica Scucato. “Todos os anos, no Dia Internacional do Cooperativismo, fazemos uma mobilização nacional para apresentar à sociedade um pouco do que o coop está fazendo para construir um mundo melhor. Mas o programa Dia C acontece, de fato, durante o ano inteiro.”

Além da solidariedade, o Dia C também tem o propósito de aumentar ainda mais a visibilidade do cooperativismo. “É importante que a sociedade saiba que as cooperativas fazem muito mais que negócios, elas fomentam o desenvolvimento e a transformação social”, mostra o presidente da Casa do Cooperativismo Mineiro. Por isso, a importância de registrar o maior número de cooperativas e de programas sociais no Dia C 2023.

As instituições que recebem apoio das coops no Dia C manifestam seu reconhecimento às coops. Um exemplo é o Instituto Movart, que conseguiu realizar o Arraiá Credi e Movart, festa julina promovida pelo Sicoob Crediara, para promover a inclusão social de pessoas com deficiência, idosos e crianças, além de chamar a atenção para importância do trabalho desenvolvido pela instituição, que atende semanalmente 1.300 pessoas, em Araxá.

“O cooperativismo tem um olhar de dignidade para as pessoas. Graças ao Sicoob Crediara, pudemos fazer esse arraial em julho, uma festa tão importante para promover o estreitamento dos laços entre as famílias do nosso público”, mostra Wanessa Borges Alves, presidente do Movart.

A ação do Dia C do Sicoob Crediara, contou com a presença de 56 colaboradores voluntários que trabalharam na organização do evento, mas também puderam aproveitar o momento com seus familiares e apreciar a festança.

Gratidão também é o sentimento da Marilda Sebastiana da Silva, presidente da Obra do Berço de Santa Tereza. Fundada há 49 anos para atender às gestantes carentes de São João do Paraíso e região, com confecção e doação de enxovais para bebês, doação de kits de higiene necessários para a internação hospitalar para as gestantes, além do acolhimento e orientação para as gestantes sempre que necessário, não recebe ajuda pública há mais de 12 anos e não possui uma carteira fixa de doações.

“Nosso prédio estava se deteriorando, por isso, a necessidade de uma revitalização. Procuramos a Unimed São Sebastião do Paraíso e fomos contemplados com essa obra, que incluiu a construção de uma rampa de acesso”, conta Marilda. “Era constrangedor quando alguém nos procurava e não podia acessar ao prédio. Eles realizaram vários sonhos nossos e a gente só tem que agradecer à Unimed, em conjunto com a Unicred, que nos proporcionaram essa alegria. São cooperativas engajadas com assuntos sociais”, ressalta a presidente.

As obras contemplaram ainda trabalhos nos banheiros, adequando-os também às normas de acessibilidade, além da pintura do prédio e da atualização de toda a iluminação do imóvel para luminárias de LED, mais potentes e econômicas. A ação foi concluída com a doação de um computador para a instituição.

Que tal fazer com que as ações da sua cooperativa sejam conhecidas por mais pessoas? Para fazer o registro no Dia C é simples, basta seguir as instruções abaixo. Vale lembrar que podem ser cadastradas ações que já aconteceram ao longo do ano ou que ainda serão realizadas até 31 de dezembro de 2023.

Confira o passo a passo para registrar as ações do Dia C 2023

Passo 1 – Acesse o website diacminasgerais.coop.br

Clique em “Faça a sua inscrição”

Passo 2 – Crie a sua conta acessando diacbussolasocial.com.br/login

No primeiro acesso, clique na aba “criar conta”. Com a conta já criada, clique na aba “fazer login”, informe o CNPJ da coop e clique em prosseguir. Após confirmar as informações da sua cooperativa, clique no botão Sim para prosseguir. Preencha os campos solicitados e depois clique no botão criar minha conta;

Passo 3 – Conheça como funciona o “Mapeamento das Iniciativas Sociais”.

Neste campo, você terá uma visão do sistema e orientações sobre como interagir nos dois espaços: perfil da cooperativa e registro de iniciativas;

Passo 4 – Acesse  Perfil da Cooperativa

Campo que aparecerá: CNPJ, nome da cooperativa, nome fantasia, endereço. Após preenchido e conferido, para finalizar o cadastro é necessário o preenchimento do perfil de atuação da sua coop, respondendo quatro perguntas disponíveis no sistema;

Passo 5 – Clique em Registro de Iniciativas

No campo, as coops deverão preencher e/ou informar todos os dados relativos à ação. Lembrando que este campo é muito importante e deve ser respondido com precisão, além da importância de cadastrarem as fotos relativas à campanha 2023, realizada pela coop. Ao final do preenchimento no sistema, acompanhe o registro de cada iniciativa, para saber se ela foi: aprovada, reprovada ou será necessário ajustes.

O tutorial expandido com todas as informações de como cadastrar a sua iniciativa está disponível no blog do Dia C em: diac.minasgerais.coop.br

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg