Warning: file_exists(): open_basedir restriction in effect. File(/home/sistemaocemgcoop/public_html/aios-bootstrap.php) is not within the allowed path(s): (/www/wwwroot/sistemaocemg.coop.br/:/tmp/) in /www/wwwroot/sistemaocemg.coop.br/wp-content/mu-plugins/aios-firewall-loader.php on line 3
Sistema Ocemg
Imagem - Ocemg
Notícias

Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado com a participação de autoridades e líderes em Belo Horizonte

20/07/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O 101º Dia Internacional do Cooperativismo foi comemorado em encontro promovido pelo Sistema Ocemg, reunindo cerca de 500 pessoas em celebração à força do cooperativismo em Minas Gerais.

 

O cooperativismo mineiro celebrou com entusiasmo, nesta quarta-feira (19), o 101º Dia Internacional do Cooperativismo. O encontro, realizado no Buffet Catharina, em Belo Horizonte, contou com a presença de diversas autoridades e lideranças cooperativistas, incluindo o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema e a superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tania Zanella.

Em seu discurso de abertura, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a importância de celebrar o cooperativismo e seus princípios fundamentais, que têm como base a união de esforços e interesses em prol do bem comum. Ele também lembrou a relevância da política para o setor. “As cooperativas estão no mercado fazendo negócios, mas fazendo negócios para as pessoas e este é o nosso grande diferencial. O primeiro vetor desse trabalho da equipe da Ocemg, é o vetor político. A importância do político para todos, especialmente para o cooperativismo, o político é a bússola, é o norte é a direção a ser seguida”.

Scucato também comemorou a recente vitória do setor com a aprovação da PEC da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados. “Conseguimos uma vitória vibrante, conseguimos o reconhecimento do ato cooperativo dentro da reforma tributária”.

Já Tania Zarella mencionou o Relatório de Sustentabilidade do Sistema Ocemg, divulgado na semana passada. “Não poderia deixar de cumprimentar todo o trabalho aqui do Sistema Ocemg. Vocês entregaram um relatório de sustentabilidade que tem tudo a ver com esse dia internacional. Trazendo todas as boas práticas que os senhores e as senhoras fazem dentro das suas cooperativas. Como é motivo de orgulho tudo o que vocês fazem, tudo o que vocês representam!”, disse Tania Zanella.

Noite de homenagens
O evento foi marcado pela emocionante entrega da Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima, a mais alta comenda do cooperativismo mineiro, ao governador Romeu Zema. A honraria é concedida pela Ocemg a indivíduos que se destacam na promoção do crescimento e desenvolvimento das coops.

“Quero ressaltar o peso do sistema cooperativo na economia mineira. O movimento de R$ 100 bilhões em Minas Gerais no último ano é um peso muito grande. E eu que estou sempre andando pelo interior do estado, sempre que chego aos municípios, pergunto ao prefeito sobre a atividade econômica e o prefeito me fala, o maior empregador da cidade, o maior recolhedor de impostos é a cooperativa.”, afirmou Zema.

Além do governador de Minas, também foram homenageadas as quatro cooperativas do estado que completam 50 anos em 2023: Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Frutal (Cofrul), Unimed Juiz de Fora, Unimed Varginha e Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Alto do Rio Pardo (Codepar).

O presidente da Unimed Juiz de Fora, Darlam Kneipp, destacou que ao longo desses 50 anos, muitos desafios foram encontrados durante o percurso, mas nada comparável ao cenário enfrentado nos últimos três anos, por conta da pandemia. “Chegamos ao nosso cinquentenário com a força e a grandeza com que o cooperativismo se apresenta, porque acreditamos e seguimos os seus princípios”, afirmou.

Também participaram do evento o vice-presidente do Sistema Ocemg, Dr. Samuel Flam, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o Secretário Adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Ricardo Albanês, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Marcelo Souza e Silva.

 

Confira as fotos da celebração

101° Dia Internacional do Cooperativismo

Confira o vídeo com momentos do evento

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg