A 97ª edição do Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrada em grande estilo em Minas Gerais. No dia 11 de julho, o Sistema Ocemg reuniu, em Belo Horizonte, lideranças cooperativistas, representantes de entidades de classe e autoridades estaduais para comemorar a data.
A força do cooperativismo no Brasil e no mundo estiveram presentes no do discurso do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, durante a abertura da cerimônia. “A representatividade do cooperativismo é motivo de orgulho para todos, pois sabemos que as cooperativas são ferramentas importantes para alavancar a economia de países emergentes como o Brasil”, ressaltou.
Na mesma linha, a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, representando o governador Romeu Zema, afirmou: “o cooperativismo transforma a vida das pessoas e se apresenta como uma solução para quem acredita em um mundo mais justo”.
A programação do evento contou ainda com a entrega da Medalha do Mérito Cooperativista Paulo Souza Lima, mais alta comenda do cooperativismo mineiro, que leva o nome do primeiro presidente da Ocemg. A homenageada da noite foi a economista e comentarista da rádio Itatiaia, Rita Mundim, que recebeu a comenda com muita emoção.
“Desde 2004, quando tive meu primeiro contato com o cooperativismo, eu me encantei. E quanto mais eu conheço as cooperativas, mais eu me apaixono. Principalmente, pelos seus princípios e valores, e também porque o cooperativismo tem na essência a sustentabilidade do século XXI, que é o século em que aprendemos que temos que somar e não dividir” ressaltou Rita.
Cooperativas cinquentenárias
A solenidade do Dia Internacional do Cooperativismo também homenageou as cooperativas que completaram cinquenta anos de atuação em 2019. Foram elas: Cooperativa dos Produtores Rurais de Bocaiúva LTDA (Cooperboc), Cooperativa de Crédito dos Empregados do Grupo Vallource no Brasil (Coovall), Cooperativa dos Produtores Rurais de Itambacuri (Copril) e Cooperativas de Crédito dos Empregados das Empresas do Gruppo M&G no Brasil (Credim&G).
Hugo Alvarenga da Rocha, conselheiro da Coovall, agradeceu o reconhecimento do Sistema Ocemg pelas cinco décadas da cooperativa e comentou sobre o marco que é atingir essa longevidade nos dias de hoje. “Nos sentimos honrados em contribuir para um segmento como o cooperativismo, que é fundamentado em valores e princípios com foco nas pessoas”, disse.
Para o presidente da Copril e para o diretor Administrativo da Cooperboc, cooperativas homenageadas durante o 97º Dia Internacional do Cooperativismo, a solenidade reforça o longo caminho de cada uma das cooperativas e a responsabilidade de se manterem em um mercado competitivo e com fortes mudanças.
“É uma satisfação muito grande alcançarmos 50 anos, visto que o caminho que vimos traçando é árduo, de muita luta e emprenho de toda a cooperativa e dirigentes”, frisou Carlos Eduardo Abu Kamel, presidente da Copril.
“Atingir o cinquentenário da cooperativa é fruto de um trabalho sério, comprometido não só da diretoria atual, mas de todas as anteriores. De agora em diante, aumenta nossa responsabilidade, porque é uma tarefa difícil se manter fortes em um mercado tão competitivo como o que estamos inseridos”, disse Antônio Alvimar de Oliveira, diretor Administrativo da Cooperboc.