Imagem - Ocemg
Notícias

Dia Internacional do Cooperativismo reforça a construção de um futuro melhor

27/05/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Tema destaca o papel do setor na promoção da equidade e desenvolvimento socioeconômico

 

O Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado tradicionalmente todo primeiro sábado de julho – este ano, dia 6 -, destacará como as “Cooperativas constroem um futuro melhor para todos”. O tema ressalta o compromisso do setor em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, alinhado às metas da próxima Cúpula da ONU sobre o Futuro, cujo lema é “Soluções multilaterais para um amanhã melhor”. 

Por meio de uma governança democrática e da propriedade compartilhada, as cooperativas promovem a paz e a estabilidade, unindo pessoas de diferentes origens de forma igualitária, promovendo assim o entendimento e o respeito mútuo. “As cooperativas já nascem com o compromisso de cuidar das comunidades onde atuam, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica”, explica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

 

O cooperativismo e o desenvolvimento social

O relatório das Nações Unidas de 2023 sobre o Cooperativismo no Desenvolvimento Social reconheceu o histórico das coops na promoção do desenvolvimento econômico e social de todas as pessoas, incluindo grupos marginalizados. A ONU vê no setor um aliado fundamental para o desenvolvimento sustentável, incentivando os Estados membros a fortalecerem os ambientes empreendedores, potencializando seu impacto social, econômico e ambiental.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, isso acontece pela maneira em que todo o trabalho é feito dentro do setor. “É gente cuidando de gente. O cooperativismo é democrático e é responsável pelo acesso de inúmeras pessoas a produtos e serviços, pois chega às comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas”, detalha. “Por isso, o tema escolhido para o Dia Internacional do Cooperativismo é tão importante: ele ressalta o nosso trabalho para construir um futuro melhor para todos”.

O Sistema Ocemg se empenha em promover ações de cooperação com impacto positivo na sociedade visando sua prosperidade. Dentre essas iniciativas, o Programa +Coop Desenvolvimento Sustentável foi criado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento local através da cooperação entre pessoas que compartilham interesses comuns. Ele funciona em cinco etapas: adesão; harmonização de grupo e contextualização; planejamento; implantação e consolidação; e, por fim, monitoramento e avaliação. 

No processo de adesão, cooperativas ou entidades parceiras interessadas em apoiar projetos em sua região entram em contato com o Sistema Ocemg, que agenda visitas para mapear parceiros preliminares e validar o interesse dos beneficiários. Segue-se então uma fase de diagnóstico participativo para identificar as potencialidades locais e estruturar os modelos de negócios de modo que promovam a prosperidade local. 

Após essa fase, os grupos estudam o posicionamento de mercado, identificam os potenciais clientes e elaboram o modelo de negócios, a organização socioeconômica, o Planejamento Estratégico e o Plano de Ação com prioridades de execução. 

As ações priorizadas são então executadas, acompanhadas por reuniões com o grupo gestor e o grupo beneficiado, garantindo o cumprimento do Plano de Ação. Ao final do projeto, os parceiros monitoram os indicadores de impacto por relatórios quantitativos, qualitativos e relatos de experiência do grupo.

“Essa abordagem prática e participativa permite que as comunidades locais impulsionem seu próprio desenvolvimento de forma sustentável”, acrescenta Scucato. “Isso fortalece os laços de cooperação e gera benefícios tangíveis para todos os envolvidos”.

 

Construindo um futuro melhor às margens do Lago de Três Marias

Um dos frutos do +Coop, e exemplo prático do movimento cooperativista na construção de um futuro próspero, está em Morada Nova de Minas, município com cerca de 8 mil habitantes situado às margens da Represa de Três Marias. A abundância de água levou ao desenvolvimento da piscicultura de tilápia na região. No entanto, os produtores locais realizavam a atividade de forma improvisada, sem planejamento e sem seguir as leis ambientais.

A falta de união entre os piscicultores agravava a situação, pois atuavam isoladamente, competindo entre si ao invés de cooperar. Diante desses desafios, o Sicoob Aracoop buscou a ajuda do Sistema Ocemg para implementar um projeto de organização sociofinanceira da cadeia produtiva de tilápia no município.  

Com o objetivo de alavancar a economia e a qualidade de vida dos produtores, o Sistema Ocemg promoveu reuniões para criar soluções e eliminar dúvidas entre eles. “Contratamos um consultor e fizemos uma análise por meio de uma ferramenta de gestão que se baseia no estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à empresa ou produto”, explicou Rouzeny Zacarias, analista do Sistema Ocemg.

Com o diagnóstico, órgãos federais e estaduais, como o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Águas (ANA), foram contatados juntamente com todos os envolvidos para obter concessões de uso da água regulamentando a produção. Além disso, o Sicoob Aracoop criou linhas de crédito específicas para os pescadores custearem esse processo.

As primeiras seis concessões de uso foram celebradas em outubro de 2022, proporcionando segurança e permitindo aos piscicultores expandirem sua produção. “Antes, os produtores temiam que o governo fechasse seus tanques. Agora, têm a tranquilidade para trabalhar e expandir seus negócios”, disse Rouzeny.

O programa +Coop Desenvolvimento Sustentável fortaleceu os laços entre os produtores e proporcionou segurança jurídica aos negócios, legalizando a atividade e atraindo investimentos para a cidade. A história detalhada de Morada Nova e outros impactos positivos do cooperativismo em nossa sociedade estão na terceira edição da Cooperação em Revista. Clique aqui, e leia a versão digital do períodico.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg