Em Minas, médicos, dentistas e profissionais da área escolhem ser cooperados. Ao se associarem a uma coop, eles encontram melhores condições de trabalho e podem cuidar melhor dos pacientes
Mais de 3,6 milhões de mineiros confiam a saúde de suas famílias a uma cooperativa. Por isso, no Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, nada mais justo do que homenagear as cooperativas do nosso Estado — organizações que, juntas, empregam 15,5 mil pessoas em Minas. Os dados são do Anuário do Cooperativismo Mineiro 2023.
“Minas Gerais possui 120 cooperativas de Saúde, das quais 67 são Unimed’s, 11 são Uniodonto’s e outras 42 coops pertencem a especialidades diversas, como anestesiologia, enfermagem e fisioterapia”, explica Dr. Samuel Flam, vice-presidente do Sistema Ocemg, cardiologista que, por muitos anos, dirigiu a Unimed-BH.
Ainda de acordo com o Anuário, as coops são responsáveis pela assistência em saúde de mais de 60% dos usuários de planos no Estado. O setor também é o que mais expande a cobertura a partir da entrada de novos cooperados. Entre 2018 e 2022, mais de 12,8 mil novos profissionais aderiram ao ramo.
“As cooperativas entregam aos seus clientes muito mais qualidade em serviços porque faz parte do cerne deste ramo a inovação, a qualificação e a atenção a pessoa. O tempo todo, os cooperados estão juntos, discutindo o futuro da saúde, novas estratégias de assistência e cuidado. A preocupação com o bem-estar do paciente move as cooperativas”, garante Flam.
Destaque Internacional
O crescimento das cooperativas de saúde no Brasil ganhou destaque internacional no mais importante relatório do cooperativismo no mundo. Segundo o World Cooperative Monitor 2022, o Sistema Unimed é líder global do cooperativismo no ramo de saúde, educação e assistência social.
Em Minas Gerais, a Unimed-BH se destaca pelos resultados. Somente este ano, ela conquistou quatro prêmios na 28ª edição do Prêmio Top of Mind Minas Gerais, inclusive a de marca mais lembrada pelos entrevistados. A cooperativa, que tem sede na capital do Estado, movimenta mais de R$ 5 bilhões, emprega mais de 5 mil funcionários e atende 1,5 milhão de usuários.
COOPERATIVISMO DE SAÚDE EM MINAS GERAIS
120
cooperativas
R$ 12,9 bilhões
em faturament
3,6 milhões
de clientes
Além dos planos de saúde e serviços médicos as cooperativas mineiras também disponibilizam para seus clientes: clínica médica especializada, atendimento odontológico, representação institucional, atividades de enfermagem, fisioterapia, atendimento psicológico, terapia ocupacional, anestesiologia.
UMA NOVA HISTÓRIA
De 7 a 9 de agosto, acontece a 26ª edição do Simpósio das Unimeds do Estado de Minas Gerais (Suemg), na cidade de Tiradentes. O evento, que vai reunir mais de 600 participantes, é um dos mais importantes da saúde suplementar e do cooperativismo médico mineiro.
Este ano, o tema do encontro é “Um novo mundo, uma nova história”. Além de palestras com profissionais renomados, o Simpósio promoverá feira de negócios e apresentará um painel de experiências bem-sucedidas.