Sistema Ocemg promove workshops para o preenchimento correto da ferramenta que contribui para a competitividade do cooperativismo
O Sistema Ocemg tem se consolidado como um ator relevante no cenário da sustentabilidade, cuja trajetória inclui iniciativas pioneiras no coop nacional. A entidade faz parte do Comitê ESGCoop, capitaneado pelo Sistema OCB e formado por representantes de várias unidades estaduais. Há três anos, a Organização nacional criou o programa ESGCoop, que atua em frentes de trabalho transversais, incluindo o mapeamento de boas práticas, capacitação de dirigentes e técnicos e o desenvolvimento de planos de ação.
Em 2023, o Sistema OCB lançou o Diagnóstico ESG, um levantamento sobre a maturidade das cooperativas em relação à sustentabilidade. Além de gerar insumos para o desenvolvimento de soluções voltadas à implementação da pauta da sustentabilidade nas coops, o diagnóstico também traz a perspectiva de elaboração da matriz de materialidade das cooperativas para que elas possam fazer seus relatórios de sustentabilidade e, a partir disso, desenvolvam suas políticas de sustentabilidade.
Neste ano, a Organização traz de volta o diagnóstico destinado às cooperativas dos ramos Crédito, Agro, Saúde e Infraestrutura. “A participação das cooperativas mineiras é muito importante para o Sistema Ocemg, pois estamos desenvolvendo várias soluções de sustentabilidade no âmbito da educação e do monitoramento a partir dos números que a gente obteve no ano passado”, mostra Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg. Ela reforça a importância do preenchimento da nova edição do diagnóstico. “Os números de 2024 vão referendar alguns pressupostos que temos e confirmar se as estratégias que estamos desenvolvendo estão de fato convergentes com a análise”.
Andréa Sayar explica ainda que o Diagnóstico ESGCoop oferece uma visão clara de como as cooperativas estão integrando práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas operações. “Organizar e divulgar os indicadores que comprovam nossa aderência à pauta é muito importante”, afirma. “Dessa forma, vamos contribuir para que o cooperativismo mineiro se torne ainda mais competitivo nos negócios, conformes nas questões regulatórias e fortes na imagem que a sociedade tem do movimento”.
Referência – Vale lembrar que o tema sempre esteve na pauta do Sistema Ocemg. Com a instituição do Dia de Cooperar, em 2009, a entidade intensificou seu foco na sustentabilidade. Em 2015, alinhou seus projetos de responsabilidade social aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2018, o Sistema Ocemg se tornou a primeira Unidade Estadual cooperativista signatária do Pacto Global, comprometendo-se a alinhar suas estratégias e operações aos princípios universais da Organização.
Além dessas iniciativas, o Sistema Ocemg desenvolve programas como o + Coop Desenvolvimento Sustentável e o MinasCoop Energia, que também reforçam seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2022, a entidade lançou o primeiro relatório de sustentabilidade do sistema cooperativista brasileiro, baseado nos indicadores GRI (Global Reporting Initiative), uma metodologia reconhecida internacionalmente para medir indicadores ambientais, sociais e econômicos.
Como funciona
O diagnóstico analisa a gestão ambiental da cooperativa, os princípios de governança e o compromisso social, demonstrando como cada entidade busca minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável, e manter os melhores processos de administração. Tudo isso através de indicadores baseados nas melhores práticas ESG, regulação de cada ramo, diretrizes GRI, entre outros.
Desta forma, o ESGCoop oferece diversos benefícios às cooperativas, ajudando na identificação de riscos e oportunidades quanto à reputação e imagem da marca, conformidade regulatória, relação com as partes interessadas, melhoria de processos, dentre outros. Além disso, é gerado um mapa estratégico de atuação para as cooperativas sobre diversos temas que envolvem o ESG.
Para garantir que elas preencham o diagnóstico corretamente e que as ações sejam efetivamente implementadas, o Sistema Ocemg irá promover uma série de workshops no mês de julho, conforme o calendário a seguir:
9 de julho
Ramo Crédito: das 9h às 11h
Ramo Saúde: das 15h às 17h
10 de julho
Ramo Infraestrutura: das 9h às 11h
Ramo Agropecuário: das 15h às 17h
Durante os encontros, que serão virtuais, o instrutor, consultor e analista de responsabilidade social, Marcelo Renó, vai apresentar o programa ESGCoop e o diagnóstico. Feito isso, o especialista irá esclarecer as dúvidas dos participantes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.