Uma comitiva de 23 dirigentes cooperativistas participou, entre 9 e 13 de setembro, do Coop Management Program, na Universidade Católica de Lisboa, (UCP), em Portugal. A instituição de ensino, parceira do Sistema Ocemg, é considerada a melhor escola de negócios portuguesa e 25ª da Europa no ranking do jornal Financial Times.
Os participantes, egressos do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), promovido pelo Sistema Ocemg em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), assistiram aulas sobre temas relacionados à governança e gestão estratégica, por meio de estudos de casos. O curso faz parte das ações da organização com foco na educação continuada e visa ampliar a compreensão do papel das lideranças cooperativistas de alta-performance.
De acordo com Luciano Fonseca, superintendente da Coocafé, de Lajinha, a imersão em outro país, com outra cultura e outra maneira de enxergar a educação, é algo muito interessante. “Tudo o que vimos no programa é o que há de mais moderno e em alto nível em relação a gestão, sobretudo de cooperativas”, frisou.
“A experiência foi muito boa e proveitosa, pois nos mostrou que nosso trabalho se assemelha em muito ao que eles realizam no país”, comentou o presidente do Sicoob União Centro-Oeste, Flávio Vaz de Lima.