Fomentar a cooperação bilateral em ensino, pesquisa e educação executiva é um dos propósitos da Universidade de St. Gallen, na Suíça, que na semana do dia 15 a 19 de novembro realiza a 3ª turma do Advanced Coop Management Program para 25 gestores e dirigentes cooperativistas mineiros.A iniciativa, desenvolvida pelo Sistema Ocemg, é um desdobramento do Programa de Alta Performance oferecido pela entidade, que começou pelo Lidercoop e perpassa a trilha do conhecimento nas melhores escolas de negócio do mundo, em Lisboa e Suíça.
O Advanced Coop Management Program é ministrado por docentes reconhecidos mundialmente e com experiência em Gestão de Mídia e Comunicação, Comércio Internacional e Desenvolvimento Econômico, Finanças, Gestão e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente e Administração, que durante a semana vem abordando os temas – Ambiente Global de Negócios, Planejamento de Sucessão e Transição de Valores Nutrindo uma Comunidade, Sustentabilidade como Gerador de Valor, Liderança em um Mundo VUCA, Liderança Autêntica.
Além da abordagem metodológica, os participantes também conhecerão o cenário das cooperativas suíças, realizarão o estudo de caso Responsabilidade Social Corporativa como Impulsionadora da Inovação na Swiss Post, e farão visitas técnicas.
No dia 15, a primeira aula foi realizada na prefeitura de St. Gallen, e ao final do dia foram recebidos pelo prefeito da cidade, Peter Jans. Os participantes também foram cortejados com um almoço oferecido pela cooperativa Migros, que é a maior empregadora da Suíça e um dos quarenta maiores varejistas do mundo, além de ter mais de dois milhões de membros.
Cursos de Alta Performance
No início de novembro, no período de 2 a 6 de novembro, também foram realizados, na Universidade Católica de Lisboa, em Portugal, o curso Aceleração de Impacto Social e o Programa de Desenvolvimento em Gestão e Liderança – Coop Management Program.
O curso Aceleração de Impacto Social contou com cerca de 15 participantes de cooperativas de crédito e agropecuárias. A iniciativa consiste em formar gestores empreendedores que atuem como agentes de mudança, com capacidade de acelerar a criação, a disseminação e a aplicação de ideias inovadoras.
Quem conduziu as aulas foi Felipe Santos, professor de renome na área do empreendedorismo social. E a metodologia adotada incluiu exposição de casos práticos de sucesso e de fracasso, exercícios envolvendo trabalho em grupo, sempre na dupla perspectiva de enriquecimento pessoal e aplicabilidade à realidade dos participantes.
“Achei muito interessante e foi de grande valia, porque como desenvolvemos diversos projetos na cooperativa e não sabíamos muito bem como mensurar os resultados, os professores do curso nos explicaram sobre como concentrar nas ideias e manter o foco nos projetos, tendo uma visão mais sistêmica”, comentou Ailton Silva Ribeiro, Analista de Desenvolvimento Cooperativista da Coocafé, sobre o Aceleração de Impacto Social.
Já o Coop Management Program, em sua 6ª edição, recebeu 25 participantes, entre presidentes, conselheiros e dirigentes de cooperativas de crédito, saúde, agro e transporte.
O Programa visa proporcionar uma formação de alta qualidade, relevante e atualizada em Gestão e Liderança a um grupo de participantes que desempenham cargos de elevada responsabilidade. O curso é composto por módulos que abordam, por exemplo, Tendências da Ecnomia Mundial, Comunicação, Negócios e Gerencimento de Conflitos, Criação de Valor e Posicionamento Estratégico, entre outros.