O Sistema Ocemg iniciou, no dia 20 de agosto, a primeira etapa para a construção do seu Plano Diretor para o período de 2021-2025, realizando a palestra online “O Cooperativismo com o Olhar do Futuro”, ministrada pelo consultor Sandro Magaldi. Na ocasião, estavam presentes os conselheiros e diretoria do Sistema Ocemg.
Durante a abertura da palestra, o presidente e vice-presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato e Samuel Flam, falaram da importância da construção do plano diretor para o cooperativismo mineiro.
“O Plano Diretor é a bússola. Ele direciona para o caminho das pedras, para traçar a nossa rota, o nosso norte, sendo imprescindível para realizar as ações corretamente e bem-feitas. Precisamos sempre nos aperfeiçoar e, para isso, é preciso planejar e o planejamento é essencial para consolidar cada vez mais o cooperativismo mineiro”, frisou Scucato.
“Nós vivemos em um mundo de grande volatilidade e de grandes velocidades e o plano diretor dá a direção acertando a velocidade”, Samuel Flam.
O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, apresentou a estrutura e o escopo de trabalho das próximas etapas para a construção do Plano Diretor, que tem como objetivo estabelecer as diretrizes do Sistema Ocemg, orientando suas políticas, estratégias, programas, projetos, atividades e processos voltados à sustentabilidade do cooperativismo mineiro.
De acordo como Lages, a construção do Plano Diretor será feita de forma participativa e terá como premissa o levantamento de contribuições dos dirigentes das cooperativas por meio de workshops por ramos e setores, e todo o seu planejamento será conduzido pela Fundação Dom Cabral (FDC), com a mediação de Carlos Eduardo Ávila Borges, gerente de Desenvolvimento de Empresas da instituição de ensino.
Na sequência, o consultor Sandro Magaldi, trouxe importantes reflexões embasadas em resultados de um estudo orientado a pensar o cooperativismo e as constantes transformações, o papel institucional no processo de construção do Plano Diretor, bem como os desafios das lideranças. Magaldi ponderou sobre seis tópicos: Gestão de Dados e Uso de Tecnologia; Cultura e Inovação; Agilidade e Governança; A Cooperativa Educadora; A Cooperativa como Plataforma de Negócios e a Liderança Cooperativa Exponencial e Gestão de Dados e Uso de Tecnologia.