Entre os dias 20 e 24 de maio, uma comitiva de 22 dirigentes de cooperativas mineiras concluíram, na Trinity College, em Dublin, Irlanda, a primeira turma do Prime Coop Management. A iniciativa, desenvolvida pelo Sistema Ocemg, é um desdobramento do Programa de Alta Performance oferecido pela entidade, que começou pelo Lidercoop, passou pelo Coop Management Program, na Católica de Lisboa, e também pelo Advanced Coop Management Program, em St. Gallen, na Suíça.
De acordo com a gerente de Capacitação da organização, Andréa Sayar, o foco principal do programa nesta etapa foi a liderança. “Este curso, especificamente, enfatiza a execução da estratégia, no pensamento e na liderança estratégica”, comentou.
O Prime Coop Management Program é ministrado por docentes reconhecidos mundialmente e com experiência em ensino para dirigentes de grandes empresas dos setores da tecnologia, agronegócio e automobilístico, apresentando estudos de casos e exemplos práticos e atuais.
Integrante da comitiva, o presidente da Unimed-BH, Dr. Samuel Flam, considerou a experiência extremamente positiva. “O programa abordou processos de gestão, ferramentas utilizadas e liderança. No último tópico, estudamos mais intensamente a inteligência emocional e o propósito na condução da cooperativa, nos preparando para os desafios de um mundo mais incerto”, disse.
“Foi uma oportunidade espetacular para convivermos com uma realidade de ensino de mais de quatrocentos anos e ao mesmo tempo moderna. O ciclo de melhoramento contínuo é uma das práticas mostradas para a evolução de nossa cooperativa. Entendemos ainda que o trabalho em equipe poderá sempre nos levar a patamares mais elevados”, ressaltou o presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira.
Segundo o presidente do Sicoob Credicom, Garibalde Mortoza, o programa ocorreu em um momento importante para a cooperativa, que está revisando seu planejamento estratégico e trabalhando na definição de seu propósito. “Este curso teve muito a engrandecer tudo o que o Sistema Ocemg vem fazendo em prol do cooperativismo”, frisou.